Os três clubes de Rio Grande voltarão a figurar no mesmo grupo da Terceirona Gaúcha, mas desta vez, após duas temporadas, sem o Farroupilha. A terceira divisão estadual terá nove equipes, entre elas Rio Grande, Riograndense e São Paulo, que estarão na chave 2 ao lado do São Gabriel.
As informações foram definidas em congresso técnico nesta sexta-feira (1º) na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No grupo 1 aparecem Guarani de Venâncio Aires, Nova Prata, Apafut (Caxias do Sul), 1992 (Carazinho) e Novo Horizonte (São Leopoldo).
A competição vai começar em 21 de setembro e terminar em 7 de dezembro. Após jogos em turno e returno dentro dos grupos, avançam às semifinais os dois melhores de cada chave. Os dois finalistas garantem acesso à Série A-2 de 2026.
Competição sub-23
A Terceirona será um campeonato sub-23. A federação permitirá no máximo três atletas nascidos antes de 2002. Os clubes ainda poderão registrar até três jogadores que disputaram alguma divisão estadual de elite nesta temporada. A FGF vai custear a inscrição de 25 atletas por time.
A entidade disponibilizará aos clubes seis bolas para treino, mais três por partida. Durante a primeira fase, as equipes estarão liberadas para transmitirem os jogos por conta própria, mas pode haver mudança em função de eventual entrada de cota de transmissão.