A logística como fator do desenvolvimento regional é o centro do debate da quinta edição do Painel Pensar Negócios, promovido pelo A Hora do Sul. O encontro acontece hoje, a partir das 19h, na sede do Grupo, na rua Sete de Setembro, 253.
Os painelistas convidados são Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, Antônio Carlos Bacchieri, vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, e Wesley Puygcerver, gerente do Aeroporto de Pelotas. A mediação será feita pelo diretor-executivo do A Hora do Sul, Régis Nogueira, e pelo coordenador editorial e de produtos, Jarbas Tomaschewski.
Tomaschewski defende que desenvolvimento e logística são temas que andam juntos. “Por mais que eu tenha um aeroporto com linhas regulares, uma rodovia duplicada, um porto que apresenta crescimento a cada semestre, nada disso vai adiantar se a economia do país também não for bem. Só que a economia é um ambiente que precisa estar harmônico e nesse quesito, sem logística, a nossa região, principalmente, não se desenvolve, ela é fundamental e estratégica para os negócios”, argumenta.
Para Cristiano Klinger, discutir o desenvolvimento regional exige uma visão integrada das cadeias logísticas. “Para falar do desenvolvimento é importante a gente considerar todos os aspectos que envolvem esse desenvolvimento e não tem como se falar no desenvolvimento de negócios de comunidades, de turismo, sem nós falarmos de logística, sem falar de infraestrutura que seja capaz dessa atração e dessa sustentação”, afirma.
Na mesma linha, Bacchieri defende uma reconfiguração logística regional que leve em conta cidades próximas ao Porto do Rio Grande, como Pelotas. “Por que não usar o Distrito Industrial de Pelotas como apoio ao Porto do Rio Grande? Essa distância é mínima, 50 quilômetros em relação a outros portos do tamanho do Porto do Rio Grande e até maiores possuem logística a mais de 50 quilômetros do Porto”, diz.
Ele ainda destaca a relevância da integração entre o aeroporto de Pelotas e o sistema hidroviário e ferroviário da Zona Sul. “São poucos os lugares do mundo que, em 50 quilômetros, contam com rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroporto”, complementa.
Wesley Puygcerver trará ao debate o papel do Aeroporto de Pelotas na mobilidade e no escoamento de produtos. Após investimento de R$ 51 milhões concluído em 2024, o terminal mais que dobrou sua capacidade, passando de 930 m² para 2.100 m² e ampliando seu pátio para três aeronaves categoria C.
O Painel Pensar Negócios é uma iniciativa em parceria entre o jornal A Hora do Sul, Associação Comercial de Pelotas (ACP), Ecovias Sul e Dale Carnegie. O evento é gratuito e acontecerá na sede do jornal, localizado na rua Sete de Setembro, 253, às 19h.