31ª Fenadoce é oficialmente aberta com ênfase no papel do evento para o desenvolvimento da região

Festa mais doce do Brasil

31ª Fenadoce é oficialmente aberta com ênfase no papel do evento para o desenvolvimento da região

Anualmente, são mais de 3,5 mil trabalhadores envolvidos na realização da feira

Por

Atualizado sexta-feira,
18 de Julho de 2025 às 21:03

31ª Fenadoce é oficialmente aberta com ênfase no papel do evento para o desenvolvimento da região
Os participantes foram unânimes em destacar a Fenadoce como um importante instrumento de desenvolvimento econômico. (Foto: Jô Folha)

Como acontece tradicionalmente, a primeira sexta-feira da Fenadoce foi dedicada à celebração de abertura oficial da 31ª edição do evento. A cerimônia, realizada no espaço Cidade do Doce, contou com a participação de autoridades, como o prefeito Fernando Marroni (PT) e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), além de convidados e do público da feira. Nos discursos dos participantes, foi unânime o reconhecimento da Fenadoce como uma importante forma de desenvolvimento econômico. 

Após o número de visitantes da feira no ano passado ter sido impactado pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul, a expectativa para o evento de 2025 é superar o público de 313 mil pessoas da 30ª edição e ultrapassar os mais de 1,8 milhão de doces comercializados. A perspectiva também é de crescimento na movimentação turística de Pelotas e na concretização de negócios, tradicionalmente impulsionados pelo evento.

Em pronunciamento, o conselheiro-gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Daniel Centeno, ressalta que o propósito do evento é a preservação da tradição doceira como patrimônio da cidade, a valorização da cultura e, sobretudo, a promoção do desenvolvimento de Pelotas e da região. O representante da organização da Fenadoce ainda destaca a feira como meio de geração de renda e trabalho.

Anualmente, são mais de 3,5 mil trabalhadores diretos e indiretos na Fenadoce. Como uma multifeira, os pavilhões propiciam espaço para diversos setores e, além dos doces, contribuem para a exposição de produtos variados a milhares de visitantes — desde itens do campo até as malhas da Serra Gaúcha. “Somos um só pela cultura, pelo turismo, pela salvaguarda da tradição doceira, pelo futuro com esperança de que juntos vamos trabalhar pelo desenvolvimento de Pelotas e região”. 

Na mesma linha, o prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), chama atenção para a relevância da feira como um dos principais eventos turísticos do calendário nacional e seu impacto positivo na economia local e na geração de renda. “E, acima de tudo, promovendo a nossa identidade. Hoje, Pelotas é conhecida no Brasil inteiro e até fora dele como a Terra do Doce. E a Fenadoce também é desenvolvimento. A cada edição, novas experiências e novas oportunidades surgem.”

Já, representando a Câmara dos Deputados na abertura da Fenadoce, o deputado federal  Daniel Trzeciak, declara que o evento “mexe no brio e na autoestima do pelotense, de quem mora na região”. O parlamentar também menciona “a cadeia virtuosa” fomentada pela feira, destacando o aumento na movimentação da rede hoteleira e, consequentemente, na demanda por diversos serviços, como nos setores de transporte e turismo. “É uma feira feita pela iniciativa privada que tem impacto social e econômico positivo para a região”. 

“Doces Aventuras”

Segundo o conselheiro-gestor da CDL, o tema da Fenadoce 2025 e a criação dos novos personagens — os doces que acompanham a formiga Docília — foram desenvolvidos para despertar a imaginação e movimentar ainda mais o público infantil.

A ideia da organização da feira é que os doces que ganharam vida reforcem o laço entre os visitantes e a Fenadoce, além de encantarem principalmente as crianças.
“Essa é uma forma de aproximar ainda mais a tradição doceira, que é patrimônio cultural brasileiro, do público infantil, fundamental para a preservação, salvaguarda e longevidade desse nosso patrimônio, que é a tradição doceira.”

Expectativa de final de semana intenso na feira

O primeiro final de semana da feira promete ser movimentado, com a previsão de tempo seco e de dias ensolarados. No palco Cidade do Doce, são diversas atrações musicais para o público curtir ao vivo. Já no palco Praça de Alimentação, os shows de pagode e de covers de artistas famosos são integrados com apresentações de dança, incluindo o Ballet Dicléa de Souza com o espetáculo Quebra-Nozes – O Sonho de Clara.

No espaço Estância Princesa do Sul, o sábado e o domingo serão recheados de apresentações de CTGs e de grupos tradicionalistas.

Além disso, a Rádio Pelotense estará com uma grade de programação ao vivo, direto da Fenadoce, no estande localizado próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar. A Fenadoce acontece até o dia 3 de agosto.

Programação

Sábado 

Palco Cidade do Doce 

14h30 – Sabrina Lima 

16h – Rodrigo Madrid – De Tudo 

17h30 – Samba Doce 

19h – Gabriela Marini 

20h30 – Vagner Moura e Duo Flow 

Palco Praça de Alimentação   

12h – Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza 

13h30 – Grupo Encanto Cigano 

14h15 – Delmar e Léo Marques

15h – Academia Corpo e Dança 

16h30 – Grupo Samba de Raiz 

18h – Danny Ott e Banda

19h30 – Fabio Manão e Banda 

21h – Elvis Presley Tribute 

Palco Estância Princesa do Sul 

12h15 – Delmar e Léo Marques 

15h30 – Grupo Sementinhas do Sul 

17h – CTG Carreteiros do Sul 

18h30  – Priscila Olave nos Festivais 

20h – CTG Tropeiros do Sul 

Festival de Gastronomia Senac

14h30 – Aula Show Armazém Café – convidado: chef Carlos Folle (espaço cozinha)

16h – Aula Show Flor e Café – convidada: chef Juliana Noales (espaço cozinha)

18h30 – Bacalhau a Gomes de Sá – convidado: chef Cacilda Manke (espaço cozinha) 

Estudio da rádio Pelotense

10h – Mistura Boa 

13h às 20h – Cobertura especial da Fenadoce 

 

Domingo

Palco Cidade do Doce

11h30 – Simone Huch

13h – Egbert Parada 

14h30 – Marcus Maestro 

16h – Diego Schneider 

17h30 – Elvis Barbosa 

19h – André Jequi 

20h30 – Pablo e Ronaldo 

Palco Praça de Alimentação 

12h – Conservatório Elaci Schneider 

13h30 – Arteria Espaço Arte 

15h – Trem do Sul 

16h30 – Studio da Dança Thomas Marinho

18h – Marlene Assumpção e Amigos 

20h30 – Sociedade Pelotense Música Pela Música 

Palco Estância Princesa do Sul 

14h15 – CTG os Farrapos 

15h30 – CTG Sinuelo do Sul 

17h – CTG Cel. Thomaz Luiz Osório 

18h30 – Grupo Pampeanos 

20h – CTG Negrinho do Pastoreio 

Festival de Gastronomia Senac 

14h – Nutrição e Alimentação Saudável – convidada: nutricionista Giovane Sodré (espaço cozinha)

15h30 – Panelinha de bergamota – Chef: Cátia Leal (espaço cozinha) 

17h – Esferas de chocolate – uma versão da cuca alemã com as delícias portuguesas – Chef: Cátia Leal (espaço)

18h30 – Sanduíche de peito bovino ao vinho com chucrute de maça e vinagrete de pimentão assado – Chef Cátia Leal (espaço cozinha)

19h30 – Palestra sobre esporte – tema: “correr para além do esporte – um objetivo de vida” (espaço multiuso) 

 Estudio da rádio Pelotense

9h ao meio-dia – Sou do Sul 

17h às 20h – Cobertura especial da Fenadoce 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais