O Grêmio Esportivo Brasil perdeu para o São Luiz por 1 a 0, na tarde deste domingo (6), e encerrou a 11ª rodada de volta na lanterna do grupo A8 da Série D com apenas 10 pontos. Roberto Baggio marcou o único gol do jogo aos 13 segundos do segundo tempo.
Faltando apenas três rodadas para o fim da primeira fase, o Xavante está seis pontos atrás do Marcílio Dias, time que fecha o G-4. O time de Ijuí subiu para o quinto lugar ao vencer no Bento Freitas, ultrapassando justamente o Rubro-Negro.
Na próxima rodada, o Brasil visita o São José, às 18h do domingo, em Porto Alegre. O São Luiz encara o Guarany, em Bagé.
Duas trocas no time titular
Emerson Cris mudou dois jogadores em relação ao time titular que perdeu para o Guarany na rodada passada. Suspenso, Vitor Becker deu lugar a Luiz Henrique, desmanchando o esquema de três zagueiros. A outra troca foi a entrada de Thiago Góes no meio na vaga de Kauê. Anunciado dia 11 de junho, o meia de 24 anos havia ficado no banco contra o Marcílio Dias e Guarany.
Primeiro tempo morno
Os primeiros 45 minutos foram de poucas emoções no Bento Freitas. O jogo era muito disputado, com muitos lances de perde e ganha no meio-campo, sem um domínio claro de nenhuma das equipes.
O Brasil mais uma vez teve dificuldades na criação das jogadas de ataque. As chances mais perigosas surgiam em cruzamentos na área. Em um escanteio, o goleiro Medina afastou de soco. A bola sobrou para Alexiel, dentro da área, mas o atacante escorregou ao tentar o chute e perdeu a chance da finalização. O camisa 11 ainda finalizou de cabeça, sem grande perigo.
A melhor chance do primeiro tempo foi do São Luiz. Aos 39 minutos, Roberto Baggio recebeu passe na área, driblou Felipe Camargo e ficou na cara do gol. Gabriel Oliveira precisou fazer grande defesa, salvando o Brasil.
O time de Ijuí também abusou dos cruzamentos na área, principalmente com Higor, ex-xavante, pelo lado esquerdo de ataque.
Derrota com gol aos 13 segundos
O Xavante voltou com uma mudança. João Torres entrou na vaga do estreante Thiago Góes.
O começo da etapa final não poderia ter começado pior para o Rubro-Negro. Bruno Jesus fez o lançamento para o ataque. Da Silva desviou de cabeça para a área. Felipe Camargo tentou afastar, mas cabeceou errado. A bola sobrou limpa para Roberto Baggio na área. O meia apenas tocou na saída de Gabriel Oliveira para abrir o placar com apenas 13 segundos do segundo tempo.
O São Luiz quase ampliou no minuto seguinte. Fabiano cobrou lateral na área, Da Silva fez o pivô para Maikon Aquino chegar chutando e outra vez Gabriel salvou o Brasil.
O Xavante quase empatou após bobeada da defesa do Rubro. Alexiel ficou com a bola na cara do gol, mas demorou para chutar e a zaga afastou para escanteio.
Emerson Cris então fez quatro trocas em poucos minutos. Primeiro, entraram Digão e Giovani nas vagas de Yuri e Obina. Logo na sequência, Pescoço, atleta do sub-20, e Kauê substituíram Matheus Nunes e Bryan Gabriel.
E foi dos pés de Pescoço que o Brasil quase empatou. Em sua primeira jogada pelo lado esquerdo, ele arriscou o chute no canto e o goleiro Medina espalmou para escanteio. Na cobrança, Luiz Henrique subiu sozinho, mas cabeceou para fora.
Aos 43 minutos, Luiz Henrique, do São Luiz, cometeu falta violenta e recebeu o cartão vermelho, iniciando uma confusão generalizada entre os times. Mesmo assim, o Xavante não conseguiu buscar o empate e perdeu pela terceira vez em casa na competição.
Série D | Grupo A8
11ª rodada
Sábado (5)
Barra 1 x 0 Azuriz
São José 0 x 1 Guarany
Domingo (6)
Brasil 0 x 1 São Luiz
Joinville 1 x 1 Marcílio Dias
Ficha técnica
Brasil (0): Gabriel Oliveira; Yuri (Digão -21’ 2T), Iago Motta, Felipe Camargo e Matheus Nunes (Pescoço – 30’ 2T); Matheus Obina (Giovani – 21’ 2T), Bryan Gabriel (Kauê – 30’ 2T), Thiago Góes (João Torres – intervalo), Alexiel e Luiz Henrique; Alison Mira. Técnico: Emerson Cris.
São Luiz (1): Medina; Muriel (Fabiano – 37’ 1T), Felipe Siedekum, Bruno Jesus e Higor; Germano, Tontini (Luiz Henrique – 10’ 2T), Tetê, Roberto Baggio (Diego – 24’ 2T); Maikon Aquino (Léo Ferraz – 10’ 2T) e Da Silva (Alessandro – 24’ 2T). Técnico: Cristian de Souza.
Gol: Roberto Baggio, 1’ 2T (SL).
Cartões amarelos: Muriel e Tetê (SL); Iago Motta, Bryan Gabriel e Giovani (B).
Cartão vermelho: Luiz Henrique (SL).
Árbitro: Murilo Tarrega Victor (SP).
Local: Bento Freitas.
Público: 868 torcedores.
Renda: R$ 9.740,00.