O Brasil perdeu por 1 a 0 para o Azuriz, em Pato Branco (PR), na noite deste sábado (26), pela segunda rodada da Série D do Brasileirão. O gol da partida no estádio Os Pioneiros foi marcado por Edinho, aos 41 minutos da etapa inicial.
O resultado mantém o Xavante com três pontos, momentaneamente na quarta colocação do grupo A8. Os paranaenses chegam a seis pontos e assumem a liderança da chave.
O próximo compromisso do time comandado por Emerson Cris será às 20h do sábado que vem, contra o São José, no Bento Freitas. Suspenso por expulsão, o zagueiro Everton Sena vai desfalcar o Rubro-Negro.
Novidade entre os 11
Sem Rael e Lucas Lucena, o escolhido de Emerson Cris para compor o trio de meio-campistas ao lado de João Torres e Bryan Gabriel foi o recém-contratado Matheus Obina, que estava justamente no Azuriz.
O Brasil voltou a apresentar um 4-1-4-1, novamente contando com o lateral-esquerdo Felipe Camargo como um terceiro zagueiro em fase defensiva. Já a equipe paranaense teve três titulares ex-Xavante: o lateral-direito Danilo e os atacantes Jean Silva e Matheus Guimarães.
Mandantes na frente
As principais ocasiões durante o primeiro tempo do jogo foram do Azuriz. O goleiro Gabriel Oliveira precisou aparecer logo aos dez minutos para salvar o Brasil, ao defender um chute rasteiro rente à trave. O Xavante conseguiu contra-atacar só aos 24. Luiz Henrique avançou pela esquerda e cruzou para Alison Mira, mas a conclusão do camisa 9 foi sem perigo.
O time do Oeste do Paraná, então, viveu seu melhor momento na etapa inicial. Aos 27, Marcos Vinícius tentou um levantamento na área. O lance acabou sendo uma finalização perigosa, que Gabriel espalmou. Em seguida, de fora da área, Gabriel Lima arriscou de verdade e ameaçou a meta rubro-negra, quase abrindo o marcador.
Aos 41 minutos, porém, não deu para evitar. Gabriel Zeca recebeu com liberdade e acionou Edinho. O meia invadiu a área e tocou na saída do goleiro do Brasil para fazer 1 a 0. A resposta xavante foi imediata: Luiz Henrique arrematou de perna direita, buscando o cantinho, e acertou a trave de Cayo. No rebote, João Torres chutou e acabou bloqueado.

Edinho recebeu de Gabriel Zeca e tocou na saída de Gabriel Oliveira para marcar o gol decisivo da partida (Foto: Maurício Moreira – Azuriz)
Substituições ofensivas, mas sem o empate
Emerson Cris não mexeu apenas nas peças, mas também no desenho tático do Xavante para o segundo tempo. Saíram Murillo Lima – com cartão amarelo – e o estreante Matheus Obina. Entraram Marcel e Matheus Nunes. A equipe passou para um 4-4-2, tendo Matheus Nunes na extrema pela esquerda. Luiz Henrique passou a atuar centralizado com Mira.
Bryan Gabriel recuou para a primeira função do meio-campo, participando da saída de bola. Apesar da alteração tática, o Brasil não melhorou ofensivamente. Alison Mira e Luiz Henrique registraram finalizações para fora. Com o passar do tempo, o treinador rubro-negro buscou trocas que levassem o time ao ataque.
Autor do gol decisivo na vitória da estreia, Alexiel entrou aos 32. Os estreantes Kauê Muniz (meia) e Daniel Dias (atacante) também foram mandados a campo por Emerson Cris. O Xavante acabou o jogo com apenas um volante, em um meio-campo mais leve. Porém, o goleiro Cayo, do Azuriz, não foi ameaçado.
Já nos acréscimos, um cruzamento de Luiz Henrique chegou a passar pelo camisa 1 dos donos da casa, porém Alison Mira não conseguiu mandar para as redes. Ainda sobrou tempo para um prejuízo para o Brasil de olho na sequência da Série D. O zagueiro Everton Sena, mais experiente jogador do elenco, tomou cartão vermelho direto do árbitro Augusto Ortega por deixar o braço no rosto de Galvan.
Série D
Grupo A8
2ª rodada
Sábado (26)
Azuriz 1 x 0 Brasil
Barra 3 x 0 São Luiz
Domingo (27)
16h | Guarany x Marcílio Dias
18h | São José x Joinville
3ª rodada
Sábado (3)
15h | Joinville x Azuriz
16h | São Luiz x Guarany
18h | Barra x Marcílio Dias
20h | Brasil x São José
Ficha técnica
Azuriz (1): Cayo; Danilo, Brunão, Zé Leandro e Gabriel Lima; Xavier (Ferreira, 19’ 2T), Gabriel Zeca (João Felipe, 26’ 2T), Jean Silva, Edinho (Augusto Galvan, 26’ 2T) e Marcos Vinicius (Samuel Costa, 19’ 2T); Matheus Guimarães (Luizão, 41’ 2T). Técnico: Cícero Júnior.
Brasil (0): Gabriel Oliveira; Murillo Lima (Marcel, intervalo), Everton Sena, Vitor Becker e Felipe Camargo (Alexiel, 32’ 2T); Matheus Obina (Matheus Nunes, intervalo), João Torres (Kauê Muniz, 22’ 2T), Bryan Gabriel; Luiz Henrique, David Weslley (Daniel Dias, 32’ 2T) e Alison Mira. Técnico: Emerson Cris.
Gol: Edinho, aos 41’ 1T.
Cartões amarelos: Gabriel Davis [no banco], Brunão, Xavier, Gabriel Buzzetto [no banco] e Ferreira (A); Murillo Lima, João Lucas [no banco], Bryan Gabriel e Daniel Dias (B).
Cartão vermelho: Everton Sena (B).
Árbitro: Augusto Ortega (MS).
Local: estádio Os Pioneiros, em Pato Branco (PR).
Público oficial: 824 pessoas.
Renda oficial: R$ 12.400,00.