Brasil vence o Concórdia por 2 a 1 e avança em segundo no grupo A8
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Setembro de 2024

Série D

Brasil vence o Concórdia por 2 a 1 e avança em segundo no grupo A8

Com um gol em cada tempo, Xavante leva a melhor no Bento Freitas e próximo adversário será o Água Santa (SP)

Por

Atualizado segunda-feira,
22 de Julho de 2024 às 09:51

Brasil vence o Concórdia por 2 a 1 e avança em segundo no grupo A8
Adriano Klein abriu o placar e no fim do jogo participou da festa (Foto: Jô Folha)

O sonho de voltar a Série C do Campeonato Brasileiro segue vivo para o Grêmio Esportivo Brasil. Na tarde deste domingo (21), o Xavante fez o dever de casa ao bater o Concórdia por 2 a 1, pela 14ª e última rodada do grupo A8. Além de garantir a classificação, o Rubro-Negro ainda subiu para o segundo lugar graças à derrota do Avenida contra o Cascavel e terá o direito de decidir o confronto da segunda fase na Baixada.

Adriano Klein e Lopes marcaram os gols do Brasil, um em cada tempo. William Alves descontou para o Galo do Oeste. Com o resultado, o Xavante encerrou a etapa classificatória com 21 pontos. O Cianorte foi o primeiro da chave. Avenida e Novo Hamburgo completaram o G-4 final, ou seja, todos os gaúchos avançaram.

Na segunda fase, o Rubro-Negro enfrentará o Água Santa (SP), terceiro colocado no grupo A7. O jogo de ida será no próximo fim de semana em Diadema, região metropolitana de São Paulo. O duelo de volta acontecerá daqui duas semanas no Bento Freitas. Quem avançar enfrentará nas oitavas de final o classificado de Brasiliense e Real Noroeste (ES).

Veja os 16 confrontos da segunda fase.

Série D
14ª rodada

Grupo A8

Domingo
Brasil 2 x 1 Concórdia
Cascavel 3 x 0 Avenida
Novo Hamburgo 1 x 0 Barra
Hercílio Luz 1 x 0 Cianorte

Novo camisa 10

Marcelo Caranhato surpreendeu na escalação colocando Mário Henrique com a camisa 10 no lugar de Rafael Holstein, que iniciou no banco. Mas apesar de utilizar o número tradicional de um meia-armador, Mário atuou como um extrema pela esquerda, enquanto Adriano Klein jogou no meio. Na lateral-esquerda, Matheus Marques voltou ao time titular após ficar alguns jogos fora por lesão.

Marcinho e Vini Charopem também voltaram a ser relacionados. Quem ficou fora até do banco foi Agustin Milar. O uruguaio teve durante a semana o nome inscrito no BID da CBF mesmo com contrato amador, mas não deve receber chances no momento.

Klein abre o caminho da vitória

O primeiro tempo no Bento Freitas foi equilibrado e de poucas finalizações, mas todos os chutes perigosos do lado do Brasil tiveram um responsável: Adriano Klein. Atuando como meia sem a presença de Rafael Holstein em campo, foi ele que marcou o gol que deixou o Xavante em vantagem.

Aos 33 minutos, a zaga do Concórdia afastou mal, a bola sobrou para Klein, que cortou o marcador e acertou um chute forte, sem chances para o goleiro Jean Carlos: 1 a 0. Antes do gol foi ele que puxou um contra-ataque em velocidade, finalizou no canto e exigiu que o goleiro do Concórdia mandasse para escanteio. Klein também tentou um chute de fora da área, mas a bola saiu por cima.

Lopes define a vice-liderança

O Brasil voltou para a etapa final com Lissandro no lugar de Araújo, que sofreu um problema no olho, prejudicando a visão. Logo no primeiro minuto, mais uma vez Klein quase fez o segundo ao acertar uma bomba, mas Jean Carlos fez uma grande defesa.

Não demorou e Caranhato sacou Mário Henrique e Adriano Klein para colocar Rafael Holstein e Vini Charopem. Na primeira jogada de Holstein, ele cobrou falta na área e Lopes mandou de cabeça para o fundo do gol: 2 a 0 e festa na Baixada. Com a vantagem confortável, o Brasil passou a administrar o resultado, enquanto o Concórdia precisou buscar mais o ataque, até porque os resultados paralelos estavam eliminando os catarinenses.

A partida parecia controlada, até que Matheus Marques foi expulso por receber o segundo amarelo. Com um jogador a menos, não demorou para o adversário descontar e voltar para o jogo. Aos 34, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para William Alves na pequena área mandar para o fundo do gol: 2 a 1.

Precisando do empate para classificar, o Concórdia foi todo para cima, mas o Brasil conseguir segurar o resultado e comemorar a classificação em segundo lugar com os mais de quatro mil pagantes na Baixada. No último lance, o Lucas Alves foi expulso. Ex-técnico Xavante, Alessandro Telles foi muito vaiado e ao sair de campo ouviu os gritos de “eliminado”.

Ficha técnica

Brasil (2): Thierry; Samoel Pizzi, Lopes, Maurício Lopes e Matheus Marques; Araújo (Lissandro – intervalo), Maurício (Danilo – 28’ 2T), Matheus Guimarães, Mário Henrique (Rafael Holstein – 8’ 2T) e Adriano Klein (Vini Charopem – 8’ 2T) (Marcinho – 28’ 2T); Lucão. Técnico: Marcelo Caranhato.

Concórdia (1): Jean Carlos; Serafini, William Alves, Perema e Felipe Camargo; Tetê, Nadson (Lucas Alves – 19’ 2T) e Kelvi (Davi Lopes 8’ 2T); Silvano (Gabriel – 28’ 2T), Marquihos e Alison Mira. Técnico: Alessandro Telles.

Gols: Adriano Klein, aos 33’ 1T, e Lopes, aos 10’ 2T (B); William Alves, aos 34’ 2T (C).

Cartões amarelos: Lucão, Matheus Marques e Thierry (B); Tetê (C).

Cartões vermelhos: Matheus Marques (B) e Lucas Alves (C).

Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP).

Local: Bento Freitas.

Público: 4.094 pagantes.

Galeria

Vitória de 2 a 1 contra o Concórdia, no domingo, selou o segundo lugar no grupo A8 (Foto: Jô Folha) Rubro-Negro, de Lucão (foto), decidirá a eliminatória na Baixada (Foto: Jô Folha)

Acompanhe
nossas
redes sociais