Áquila marca no fim e Brasil fica no 1 a 1 com o Avenida

Gauchão 2025

Áquila marca no fim e Brasil fica no 1 a 1 com o Avenida

Rubro-Negro estreia no quadrangular contra o rebaixamento somando um ponto fora de casa

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado quinta-feira,
20 de Fevereiro de 2025 às 00:26

Áquila marca no fim e Brasil fica no 1 a 1 com o Avenida
Zagueiro entrou na reta final e garantiu empate aos 48 minutos do segundo tempo (Foto: Rodrigo Assmann/Gazeta do Sul)

Com gol de Áquila, nos acréscimos, o Brasil estreou com empate em 1 a 1 contra o Avenida, fora de casa, no quadrangular do rebaixamento, na noite desta quarta-feira (19). O paraguaio Bustamante marcou pelo Periquito.

As quatro equipes somaram um ponto na primeira rodada. No outro jogo, São José e Pelotas ficaram no 2 a 2, em Porto Alegre.

O próximo jogo será no fim de semana contra o Zequinha, no Bento Freitas. A FGF ainda não confirmou o dia e horário. Na sequência, o Brasil terá os dois clássicos Bra-Péis.

Sorriso recebe chance

Com os desfalques dos atacantes Jota, Mayco Félix e Vini Charopem, Pingo apostou no jovem Sorriso, de 20 anos e revelado nas categorias de base do próprio clube, para fazer a extrema pelo lado esquerdo. Higor Farias ficou no banco e o meia Jeferson foi escalado para atuar como uma espécie de falso 9.

Na zaga, como projetado, Áquila perdeu lugar no time titular para Bruno Miguel.

Do lado do Avenida, Gabriel Dutra optou por deixar o centroavante Michel no banco, ainda sem a melhor condição física.

Poucas oportunidades

O primeiro tempo nos Eucaliptos foi bem diferente em relação ao duelo do último sábado. Desta vez o time da casa adotou uma postura ofensiva e o Brasil tentava jogar no contra-ataque. Porém, ambas as equipes erravam muitos passes e criavam poucas chances de gol.

A primeira chegada com perigo foi do Periquito. Aos cinco minutos, Matheus Martins aproveitou a sobra do cruzamento. Dentro da área, ele cortou para o meio e soltou uma bomba. A bola desviou em Bruno Miguel e saiu por cima.

O meia Laion ameaçou o gol de Wellington em duas oportunidades. A primeira recebeu passe de Caíque, livre na meia-lua da área, e finalizou rasteiro. O goleiro xavante apenas olhou a bola sair pelo lado direito. Aos 23, Laion soltou uma bomba, de fora da área, e desta vez Wellington espalmou.

O Brasil só foi conseguir a primeira finalização aos 35 minutos de jogo. Kauê cruzou rasteiro para Bruno Miguel, que apareceu no ataque e chutou de primeira. A bola desviou em Dadalt e saiu em escanteio.

Bustamante abre o placar

O técnico Pingo fez duas mudanças no intervalo. Entraram Danilo e João Victor nos lugares de Murillo Lima e Jonathan Cabeça. Foi o primeiro jogo de Danilo desde a quinta rodada, quando se machucou ainda no primeiro tempo contra o Inter, em Porto Alegre.

Nem deu tempo das substituições surtirem efeito. Logo aos três minutos, o paraguaio Bustamante arriscou de fora da área, sem ângulo. Wellington chegou atrasado e não conseguiu a defesa: 1 a 0.

O Xavante foi imediatamente para o ataque em busca da reação. No lance seguinte, Higor Martins cobrou falta e Rodrigo Mamá defendeu. Dois minutos depois, Jeferson cruzou para Histone. O extrema se antecipou a marcação e finalizou de cabeça para o gol, mas o veterano goleiro do Avenida fez grande defesa.

O time da casa respondeu em três lances perigosos em poucos minutos. Primeiro, Laion chutou por cima. Na sequência, Matheus Martins bateu rasteiro, e desta vez Wellington defendeu. Por último, Matheus Martins recebeu ótimo passe, de frente para o gol, mas parou em grande defesa do goleiro xavante.

Áquila garante ponto nos acréscimos 

A partida ficou mais equilibrada na reta final. Os jogadores rubro-negros chegaram a reclamar de um possível pênalti por um suposto toque no braço do defensor do Avenida. O VAR mandou o jogo seguir.

O Periquito voltou a assustar aos 28 minutos. Outra vez Laion finalizou e Welington espalmou para escanteio.

Pingo então fez mais trocas, indo para o tudo ou nada, uma delas resultou no gol de empate. Aos 48 minutos, quando parecia tudo perdido, Danilo cobrou escanteio da direita e Áquila acertou um tiro de cabeça, para deixar tudo igual nos Eucaliptos.

Placar – Quadrangular do rebaixamento
1ª rodada

Quarta-feira (19)
São José 2 x 2 Pelotas
Avenida 1 x 1 Brasil

Ficha técnica

Avenida (1): Rodrigo Mamá; Yander (Léo Cruz – 36’ 2T), Kevlin, Dadalt e Joel Jimenez; Amaral, Laion (Tallyson – 36’ 2T) e Zé Vitor; Bustamante (JP Bardales – 15’ 2T), Matheus Martins (Luiz Meneses – 26’ 2T) e Caíque (Michel – 26’ 2T). Técnico: Gabriel Dutra.

Brasil (1): Wellington; Murillo Lima (Danilo – intervalo), Bruno Miguel, Guilherme Cerqueira (Áquila – 37’ 2T) e Higor Martins; Jonathan Cabeça (João Victor – intervalo), Rael (Alan Bald – 31’ 2T) e Kauê; Histone, Sorriso e Jeferson (Higor Farias – 31’ 2T). Técnico: Pingo.

Gols: Bustamante (A), aos 3’ 2T; Áquila, aos 48’ 2T (B).

Cartões amarelos: Zé Vitor, Joel Jimenez (A), Histone (B).

Árbitro: Elias da Silva Elyseu.

VAR: Douglas Schwengber da Silva.

Local: estádio dos Eucaliptos.

Acompanhe
nossas
redes sociais