Quando a tabela de jogos do Gauchão foi divulgada, já se sabia que a última semana da primeira fase seria dura para o Pelotas. Após empatar o Bra-Pel, o Lobo enfrenta nesta terça-feira (11) o Grêmio, às 21h30min, na Arena. Trazer ao menos um ponto de Porto Alegre seria crucial para escapar da zona do quadrangular final antes da próxima rodada, em que o Áureo-Cerúleo medirá forças com o Juventude, sábado.
O time de Ariel Lanzini, que soma seis pontos, é lanterna do grupo B e ocupa a oitava colocação geral, tem a missão de quebrar um tabu de 15 anos. A última vitória do Pelotas como visitante sobre o Tricolor foi em 2010, quando Tiago Duarte converteu dois pênaltis para quebrar a invencibilidade gremista de 51 jogos no estádio Olímpico. Em 8 de abril daquele ano, o Lobo de Beto Almeida avançou à semifinal do segundo turno do Gauchão.
Efetividade
“A gente tinha convicção de que poderia classificar, mas sabíamos que era difícil. Futebol, a gente sempre fala, é 11 contra 11, cada jogo é uma história”, relembra, ao A Hora do Sul, o autor dos dois gols áureo-cerúleos no triunfo por 2 a 1. Uma década e meia mais tarde, fazer a rede balançar vem sendo um problema para o Pelotas. A equipe só marcou uma vez com bola rolando em 2025.
Em entrevista coletiva ontem, antes da viagem para a capital, Lanzini voltou a bater na tecla da efetividade. “Seguimos nessa linha porque a pior coisa para uma equipe é quando ela não cria, mas estamos criando, e muito. […] Estamos fazendo trabalhos técnicos dentro dos pontos que estamos conseguindo mais criar”, garante o treinador.
Nenhum jogador está suspenso. Lanzini admite a possibilidade de mudar a configuração tática ou algumas peças para o confronto na Arena – o primeiro compromisso do Lobo contra um adversário de uma das três principais divisões nacionais neste ano. “É um jogo que todos os atletas gostam de jogar, pela visibilidade, pelo nível de confronto. Estamos muito preparados”, diz.
Força máxima
De olho na confirmação da liderança do grupo A, o técnico Gustavo Quinteros não poupará jogadores diante do Pelotas. No 4-2-3-1 do Grêmio, quem pode aparecer é o volante colombiano Cuéllar na vaga de Dodi. O atacante belga Francis Amuzu ainda não estreia, apesar de já treinar com a equipe.
Gauchão
7ª rodada
Terça-feira
21h30min | Grêmio x Pelotas
Quarta-feira
19h | Guarany x Caxias
Avenida x Juventude
21h30min | Brasil x Ypiranga
São José x Monsoon
22h | São Luiz x Internacional
Prováveis escalações
Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Viery; Dodi (ou Cuéllar), Villasanti; Pavon, Cristaldo e Aravena; Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.
Pelotas: Jorge; Vidal, Massaia, Yuri e Bryan Gabriel; Robson Lopes, Mateus Silva, Venício, Cesinha e Emerson; Warlei (ou Michel Douglas). Técnico: Ariel Lanzini.
Horário: 21h30min desta terça.
Transmissão: SporTV e Premiere.
Tempo real: ahoradosul.com.br.
Árbitro: Wagner Echevarria.
VAR: Rodrigo Brand da Silva.
Local: Arena do Grêmio.
Ingressos: R$ 80.