A Fenadoce é uma das chaves para Pelotas

Editorial

A Fenadoce é uma das chaves para Pelotas

A Fenadoce é uma das chaves para Pelotas
A Fenadoce vai até o dia 4 de agosto. (Foto: Jô Folha)

A Fenadoce chega à 30ª edição consolidada e com um carimbo que é uma dádiva: leva o nome de Pelotas ao mundo inteiro. Poucas coisas são tão acolhedoras quanto um saboroso docinho, e ser conhecida como a cidade disso é um potencializador enorme para trazer turistas, capitalizar investimentos e se consolidar como um lugar a ser olhado pelos de fora. Mas, para isso, precisa ser valorizado por quem é daqui.

Os pelotenses não são conhecidos pela sua autoestima. Muito pelo contrário. É bastante comum a depreciação do que é daqui apenas pelo “prazer” de falar mal. Uma história um pouco inusitada foi há apenas dez dias, quando a primeira edição do A Hora do Sul estava sendo distribuída e um cidadão definiu o início do jornal como um erro, já que, por aqui, só fecham empresas. Quando confrontado sobre aquilo ser obviamente errado, já que estava diante de uma empresa abrindo, ficou sem palavras. Ou seja, falar mal apenas por falar era um hábito, não só da pessoa citada, mas de muitos.

A Fenadoce é fantástica em diversas frentes. Gera emprego, traz renda, consolida a marca da cidade, proporciona a interação entre setores de negócios e atores da sociedade, é um entretenimento e lazer para a população e, acima de tudo, funciona. Nenhum evento é repetido trinta vezes se não funcionar. É uma proposta que se consolidou e grudou no nome de Pelotas, de certa forma, e cria uma correlação que é positiva para todos.

Um ambiente para o qual todos os olhos estão virados é positivo. É uma oportunidade de aparecer, mostrar nossa potencialidade de inovação, tecnologia e turismo. Muito além de fomentar o setor doceiro, tão importante para a nossa cultura e economia, a Fenadoce gira todas as outras engrenagens da nossa comunidade. Lá estão os líderes, os tomadores de decisão do público e do privado e a população. Um ambiente de consolidação de ideias, se bem trabalhado.

Fora isso tudo, são duas semanas de setor hoteleiro em efervescência, lojistas e doceiros vendo aumento de vendas e população feliz com a oportunidade de curtir a cultura local. A Fenadoce é, definitivamente, uma das chaves para Pelotas e seu desenvolvimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais