Estádio Nicolau Fico começa a ser demolido
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Fim de uma era

Estádio Nicolau Fico começa a ser demolido

Símbolo do bairro-cidade, antiga casa do Farroupilha vai abrigar um novo empreendimento

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Fevereiro de 2025 às 10:34

Estádio Nicolau Fico começa a ser demolido
Arquibancada lateral estava condenada por problemas estruturais.(Foto: Jô Folha)

Foi iniciado pela arquibancada lateral, já condenada, o processo de demolição do estádio Nicolau Fico. Com 99 anos, a casa do Grêmio Atlético Farroupilha é considerada um símbolo do bairro Fragata. Diante disso, a comunidade lamenta a despedida do ponto de referência na avenida Duque de Caxias, que em breve deixará de existir. O último jogo no estádio foi em 2022, no entanto, no ano passado o campo ainda era utilizado para os treinos do Farrapo.

A demolição é fruto de uma permuta entre a Navarini Engenharia e o clube, o que teria possibilitado a quitação das dívidas do Farroupilha. O estádio dará espaço para um novo empreendimento, ainda não divulgado oficialmente, e em troca a empresa construirá a Arena Ninho do Cardeal, nova casa do Fantasma. O local fica na zona norte, na avenida 25 de julho, às margens da BR-116.

Conhecido como Tricolor do Fragata, o time estará alguns quilômetros longe de suas origens. “É passando o Farroupilha, um pouquinho antes do Farroupilha, assim a gente localiza as pessoas”, relata Rosa Vieira, ao lamentar a demolição. Moradora do bairro há 73 anos, a idosa conta que já perdeu a conta da quantidade de jogos em que esteve presente no Nicolau Fico. “Foram muitos que eu vi aí dentro, ia até em jogos de outros times”, relembra.

A identidade de um bairro

Para Rosa, além da perda de referência física, o desaparecimento do estádio representa a perda de uma identidade do Fragata. “Essas crianças de 13, 14 anos só vão ouvir: ‘na minha época aqui tinha o Farroupilha’. Eu vou continuar a torcer e quando der vou na casa nova”. Em frente ao estádio, a idosa declara: “Tomara que o que venha para aí também faça um nome aqui no Fragata”.

Perda para os fragatenses

Proprietário de uma padaria localizada ao lado do Nicolau Fico há 40 anos e torcedor do Fantasma, William Pereira diz que vai demorar para se acostumar com uma nova paisagem no espaço do estádio. “A gente fica muito sentido, no meu entender, vai ser uma perda muito grande do bairro”, diz. Assim como Rosa, o empreendedor usava o estádio como referência para localizar os novos clientes. “E a referência ao próprio clube. Porque dificilmente o clube vai ser o mesmo”, diz.

Presença frequente nos jogos, Pereira considera que desde a morte do histórico dirigente Ewaldo Poeta, em 2018, o estádio tem passado por um processo de deterioração. “Com a perda dele, parece que o Farroupilha também, infelizmente, foi sumindo. A gente não tinha mais essa motivação por causa da falta de cuidado”, diz sobre a visita ao estádio.

Com o fim da referência física no Fragata, o torcedor espera que a memória do clube não se perca no bairro. “Porque para o fragatense é uma grande perda”.

Arena Ninho do Cardeal

De acordo com o vice-presidente de futebol, Fábio Costa, a construção da Arena Ninho do Cardeal deverá ser concluída ainda em 2025. No terreno de quatro hectares já foram realizadas as primeiras intervenções como supressão de vegetação e nivelamento do solo.

Segundo Costa, o espaço do Nicolau Fico será ocupado por um empreendimento capaz de gerar 300 empregos diretos. “É um aporte financeiro grande. O pessoal já começou a desmanchar aquela parte daquela arquibancada condenada para começar as medições, análises do solo”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais