Autor de um gol e uma assistência nos 2 a 0 sobre o Glória, Christianno é peça-chave do Pelotas na reta final da luta pelo retorno à elite gaúcha. Para o meio-campista, o momento favorece o Lobo, que viaja nesta terça-feira rumo a Vacaria. Às 19h de quarta, o time defende a vantagem diante do Leão da Serra em busca de um lugar na semifinal.
“É um jogo que vale nossas vidas, nossos sonhos. O Glória tem uma boa equipe, bons jogadores. É um estádio acanhado, mas independentemente de qualquer situação, vamos lá para buscar o resultado, segurar, e para jogar também. Vai ser guerra”, definiu o jogador de 32 anos em entrevista concedida nesta segunda ao A Hora do Sul.
Projeção da volta
Sobre o desenrolar da partida de ida das quartas de final, no domingo, Christianno concorda com o técnico Ariel Lanzini ao citar que a eficiência nos contra-ataques fez a diferença. Perguntado a respeito do cenário tático esperado para o duelo na Serra, o volante destaca a força do adversário pelos lados, principalmente o esquerdo.
“O time do Glória reforça muito o lado esquerdo com jogadas de velocidade para o [Vinicius] Baiano [camisa 7], tanto em jogada individual ou bola de cruzamento. Não é uma equipe que trabalha muito a bola pelo meio e que tenta infiltrar. Trabalham muito a bola pela lateral e cruzam com eficiência. Creio que eles, tendo que buscar o resultado, não têm tanta mudança no estilo”, projeta.
Kriguer ou Caucaia?
Christianno é titular absoluto do time áureo-cerúleo. Seu companheiro na dupla de volantes, porém, tem variado. Ramires, que deixou o clube, era um deles. Alysson Caucaia vinha iniciando, mas diante do Glória o escolhido foi Kriguer. Questionado a respeito, o meio-campista diz que sua dinâmica não sofre alterações.
“Independentemente de quem seja, são jogadores de confiança e que vêm numa crescente, ajudando. Não muda muito meu estilo. Sempre fui um cara que sai mais. Não sou um [camisa] 5, sou um 8, um cara que chega mais à frente”, afirma.
Curva ascendente
Desde a derrota para o Aimoré, em 30 de junho, o Pelotas venceu duas vezes e empatou outras duas. “Nossa equipe ganhou uma casca no momento certo, então acho que vai ser bem difícil a gente deixar isso [classificação à semifinal] escapar das nossas mãos”, diz Christianno.
O experiente jogador, que já vestiu camisas de clubes como Vasco, Sport e Vila Nova, usa um exemplo pessoal para definir sua passagem pela Boca do Lobo: está há cinco meses sem ver a esposa e os filhos. Como recompensa, espera acrescentar o acesso estadual às conquistas da carreira. “A gente sabe da grandeza do Pelotas, que não é para estar nesse cenário de Divisão de Acesso”.
Divisão de Acesso
Quartas de final
Jogos de ida
Domingo
Pelotas 2 x 0 Glória
União Frederiquense 1 x 1 Monsoon
Segunda-feira
19h | Veranópolis x Inter-SM
Lajeadense x Passo Fundo
Jogos de volta
Quarta-feira
19h | Glória x Pelotas
Monsoon x União Frederiquense
Quinta-feira
19h | Passo Fundo x Lajeadense
20h | Inter-SM x Veranópolis
Cruzamentos das semifinais
- Pelotas ou Glória x Veranópolis ou Inter-SM
- Lajeadense ou Passo Fundo x União Frederiquense ou Monsoon