Os saberes compartilhados através da oralidade, a ancestralidade afro-indígena, a memória coletiva e o respeito aos ensinamentos dos mais velhos são temas que norteiam os versos de Griô, canção inédita da cantora e compositora Leu Kalunga. Produzida pela Fundação Delfim Mendes por meio do Prêmio Agimos de Produção Musical, a composição será lançada, com a presença da cantora Êmily Passarinho, na sexta-feira (17) em evento presencial e nas principais plataformas de música.
Em Griô, a artista conta histórias de resistência e liberdade de lideranças negras como Tia Ciata, Tereza de Benguela, Nelson Mandela, Dandara e Zumbi dos Palmares e presta homenagem a figuras de relevância histórica e cultural pelotense, como os griôs Sirley Amaro e Dilermando Freitas e o mestre Giba Giba. Freitas é um dos convidados especiais do lançamento que ocorrerá no pátio Sirley Amaro, no Mercado Central, às 17h.
“É uma canção que cantamos juntas, homenageando os nossos griôs, nossos ancestrais”, conta Leu Kalunga. No dia do evento o griô Dilermando Freitas participará de um cortejo junto com as artistas na abertura do show. A cantora vai tocar violão, fazer algumas percussões e interpretar outras composições do seu repertório. “Eu também vou acompanhar a Êmily Passarinho nas músicas autorais dela, vai ser pocket show de músicas autorais nossa misturadas com outras que já vibram na boca do povo”, explica a cantora.
Selecionada pelo Agimos
Leu foi uma das 16 selecionadas para o prêmio da Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (Agimos) de Produção Musical 2023. A proposta possibilitou, no segundo semestre daquele ano, uma mentoria com time de curadores. Nesse processo, Leu gravou em estúdio a composição.
O projeto de Leu Kalunga é que essa seja a primeira canção de um EP de quatro faixas, que ela pretende finalizar ainda este ano. “Vai ser meu primeiro EP, mostrando pro mundo as minhas composições, porque primeiro fiquei só como intérprete, mas componho desde a adolescência”, conta.
Exposição
Além do show, o evento terá a exposição Vovóô me ensina sopapo de Janu e performance poética de Ícaro Silveira. A artista visual e designer Janu levará ao Mercado Central telas em tinta acrílica, que retratam a cultura do tambor de sopapo ao vão ao encontro do tema da composição. “É chocante como as pessoas desconhecem essa palavra griô e a ação dos nossos griôs e a Janu reforça essa importância através das pinturas”, fala a compositora.
Prestigie
O quê: show de lançamento de Griô, com Leu Kalunga e Êmile Passarinho
Quando: sexta-feira, às 17h
Onde: pátio Sirley Amaro, no Mercado Central