Como estão os atletas do Brasil emprestados nos estaduais

Jogadores pertencem ao Xavante

Como estão os atletas do Brasil emprestados nos estaduais

Yuri atuou os 90 minutos em vitória, enquanto Otávio se tornou titular absoluto; Alan deve estrear no sábado

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Janeiro de 2026 às 09:53

Como estão os atletas do Brasil emprestados nos estaduais
Yuri teve primeira oportunidade no Gauchão na vitória do Avenida sobre o Ypiranga (Foto: Rodrigo Assmann)

Dos quatro atletas emprestados pelo Brasil para os estaduais nestes primeiros meses de 2026, apenas três já estão em atividade, mas somente dois entraram em campo.
Pelo Campeonato Gaúcho, Otávio vem atuando pelo Inter de Santa Maria, enquanto Yuri representa o Avenida. No Campeonato Mato-Grossense, o goleiro João Lucas está no Luverdense. Já o volante Alan acertou com o Naviraiense (MS).

Entre os atletas com contrato vigente com o Rubro-Negro, o volante Thiago Henrique não acertou com nenhum clube e apenas aguarda a apresentação do elenco para iniciar a pré-temporada. O mesmo ocorre com o atacante Guilherme Costa.

Yuri assume a titularidade

No Avenida, Yuri iniciou o Campeonato Gaúcho como reserva de Cristian Lessa. Nos três primeiros jogos, não recebeu oportunidades, mas a situação do pelotense no elenco mudou. Com a equipe ainda sem vencer na competição nas primeiras três rodadas, o treinador Gabriel Dutra promoveu mudanças na escalação para enfrentar o Ypiranga, na última quarta-feira. Uma das trocas foi a entrada de Yuri no time titular.

Ele atuou os 90 minutos e o Periquito venceu por 3 a 0, deixando a lanterna do grupo A do Gauchão. Sua característica ofensiva foi elogiada pelo repórter João Cléber Caramez, do Grupo Gazeta de Santa Cruz do Sul.

“Yuri foi bem. Uma novidade na escalação. Gabriel Dutra gostou do que viu nos treinos anteriores e apostou nele pela virtude ofensiva. Teve uma atuação segura, assim como todo o time ontem [quarta-feira]”, avalia.

Otávio se torna titular absoluto

Otávio se apresentou ao Inter de Santa Maria ainda na pré-temporada. Ele iniciou o Gauchão na reserva, mas entrou em campo no intervalo da estreia e, desde então, assumiu a titularidade. Atuou os 90 minutos em duas rodadas, sendo substituído na etapa final contra o Juventude. No momento da troca, o Inter tinha dois jogadores a mais, e o técnico Bruno Coutinho optou por retirar os dois laterais para tornar a equipe mais ofensiva.

De acordo com o repórter Gilson Aves, do Jornal Diário de Santa Maria, Otávio não tem comprometido e é considerado um dos titulares absolutos da equipe.

“Faz o feijão com arroz muito bem. Não comprometeu em nenhum lance, não há uma jogada em que ele tenha falhado e gerado ataque perigoso ao adversário. Tem, na minha avaliação, mais funções defensivas do que ofensivas, mas é um bom jogador e está entre os nomes que coloco como titulares absolutos do Inter-SM nessa competição”, destaca.

Alan deve estrear neste sábado

Volante que se destacou na Copinha a partir da chegada de Gilson Maciel, Alan iniciará sua participação na temporada neste sábado pelo Naviraiense. A equipe estreia no Campeonato Sul-
Mato-Grossense contra o Costa Rica, fora de casa. O camisa 5 deve ser titular.

Como o Estadual de Mato Grosso do Sul começará mais tarde do que a maioria, caso o Naviraiense chegue à decisão, Alan se apresentará apenas na parte final da pré-temporada xavante visando à Série D.

João Lucas aguarda chance

Já o goleiro João Lucas, de apenas 21 anos, ainda busca a primeira oportunidade no profissional do Brasil. Ele passou grande parte da temporada passada como terceiro goleiro, mas subiu na hierarquia após a saída de Gabriel Oliveira, tornando-se reserva imediato de Tiepo.

Com contrato vigente com o Rubro-Negro, João Lucas foi emprestado ao Luverdense, equipe que disputa o Campeonato Mato-Grossense, e até o momento não saiu do banco de reservas.

Acompanhe
nossas
redes sociais