A prefeita em exercício de Pelotas, Daniela Brizolara (PSOL), liderou comitiva de secretários e representantes de secretarias em reuniões com a comunidade na Colônia de Pescadores Z-3, no salão paroquial João Paulo II, e no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), junto à gruta de Iemanjá. Na pauta, a organização das festas de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, cujo ápice da programação ocorre entre os dias 30 deste mês e 2 de fevereiro nas duas localidades, mas também na Balsa e no Quadrado (zona do Porto), com direito a procissões terrestres e lacustres.
Navegantes
Pelo menos três procissões, lacustres e terrestres, com a imagem da santa estão agendadas entre os dias 25 deste mês (domingo) e 2 de fevereiro. A Marinha irá se incumbir da vistoria nos barcos, sem penalização dos responsáveis em caso de irregularidades – não haverá sanção administrativa.
Idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção só poderão participar da procissão lacustre mediante uso de colete salva-vidas. O município diz que atua para oferecer suporte de infraestrutura ao espaço.
Iemanjá
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Federação Sul-rio-grandense de Umbanda firmaram ajuste de que o recolhimento do descarte das oferendas será feito pelas próprias terreiras que irão participar da festividade de Iemanjá, até em respeito aos ritos no manuseio deste tipo de material, que é de procedência religiosa. A prefeitura diz que oferecerá suporte de estrutura e segurança para o local, além de orientação no trânsito.
