Após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, começaram ontem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O programa do Ministério da Educação (MEC) reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o país. A inscrição é gratuita, realizada exclusivamente pela internet, e segue aberta até sexta-feira (23). Na Zona Sul do Estado, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) se preparam para receber os novos estudantes.
Desde 2024, o Sisu passou a ter apenas uma edição anual. Os candidatos concorrem, em um único processo seletivo, às vagas de todo o ano letivo. A partir de 2026, a seleção também passa a considerar automaticamente a melhor média ponderada obtida nas três últimas edições do Enem.
Para a matrícula, são exigidos documentos básicos, como RG, CPF, certificado de conclusão e histórico do ensino médio, comprovante de quitação eleitoral e de residência, certidão de nascimento ou casamento e de reservista, no caso dos homens. Cada universidade pode solicitar documentos específicos. As exigências devem ser consultadas nos sites oficiais das instituições.
UFPel abre mais de 2,9 mil vagas
Em 2026, a UFPel oferece 2.904 vagas distribuídas em 92 cursos. Apenas o curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade não funciona nos campi da universidade, sendo ofertado em Porto Alegre, em parceria com a Uergs. Segundo o pró-reitor de Ensino, Antônio Maurício Alves, os cursos mais procurados são Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Direito.
No primeiro semestre letivo, o ingresso ocorre exclusivamente pelo Sisu. O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro, e as matrículas iniciam em 2 de fevereiro, realizadas on-line pelo sistema da UFPel. Após essa etapa, os candidatos passam por procedimentos presenciais, principalmente ingressantes por cotas
Para o segundo semestre, a UFPel adotará um processo seletivo próprio, baseado no desempenho em uma das cinco últimas edições do Enem. As licenciaturas, no entanto, seguem com ingresso via Sisu também no segundo semestre, por exigência do programa federal Pé-de-Meia. A coordenadora de Registros Acadêmicos, Emilene Tessmer, explica que a medida busca minimizar dificuldades no preenchimento de vagas após mudanças recentes no Sisu.
Furg mantém Sisu como principal acesso
A Furg oferta 2.468 vagas em 62 cursos nos campi de Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Em 2026, a universidade passa a contar com a graduação em Engenharia de Robôs. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Simone Freire, os cursos mais concorridos são Medicina, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia, Educação Física e Psicologia.
O Sisu segue como principal forma de ingresso. Após essa etapa, a instituição realiza o processo de Vagas Complementares, com seleção baseada na nota do Enem de uma das últimas dez edições. Também ocorrem seleções específicas voltadas às ações afirmativas e processos próprios nos campi fora de Rio Grande. Sobre a necessidade de utilização da lista de espera, Simone explica que o preenchimento das vagas varia conforme o curso.
Para 2027, a Furg estuda novas modalidades de acesso, incluindo o possível retorno do vestibular próprio, com 30% das vagas destinadas a esse modelo e 70% ao Sisu, além da criação de uma forma de ingresso específica para pessoas idosas.
