Próxima edição da Copa FGF deve valer vagas para Série D e Sul-Sudeste

Futebol gaúcho

Próxima edição da Copa FGF deve valer vagas para Série D e Sul-Sudeste

Possível lugar na Copa do Brasil dependeria de uma eventual alteração futura imposta pela CBF

Por

Próxima edição da Copa FGF deve valer vagas para Série D e Sul-Sudeste
Copinha será entre 6 de maio e 29 de julho, com 14 datas disponíveis (Foto: Max Peixoto - FGF)

A edição deste ano da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve voltar a oferecer vagas para duas competições nacionais. Entretanto, a tendência é de que nenhuma delas seja a Copa do Brasil, almejada por alguns clubes do interior por conta das cotas milionárias destinadas pela CBF aos participantes.

A próxima Copinha está agendada para ocorrer entre 6 de maio e 29 de julho, com 14 datas disponíveis. Conforme o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o cenário mais provável aponta para uma vaga destinada à Série D do Brasileirão e outra à Copa Sul-Sudeste, torneio regional que vai estrear na atual temporada.

Campeão da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, o Brasil deve disputar novamente a competição. O Pelotas avaliará o grau de atratividade da próxima Copinha antes de tomar uma decisão. Uma reunião do Conselho Deliberativo (CD) em fevereiro colocará o tema em pauta.

A Copa FGF é um campeonato por adesão, e os participantes, assim como o regulamento, serão definidos em congresso técnico convocado pela entidade após a divulgação de um edital. Em opinião pessoal transmitida à Rádio Pelotense 99,5 FM, Hocsman afirmou preferir que os benefícios sejam pré-determinados: o campeão fica com a vaga em uma competição, e o vice em outra, sem a seleção do vencedor após o fim do torneio.

E a Copa do Brasil?

Entre as edições de 2020 e 2024, a Copinha da FGF dava ao campeão um lugar na Copa do Brasil. No ano passado, a premiação foi a presença na Série D. Até 2019, quando o Pelotas se sagrou campeão, os dois finalistas ganhavam acesso para disputas nacionais. O Lobo optou pela Série D, e o São José, consequentemente, jogou a Copa do Brasil.

Para a atual temporada, a CBF destinou cinco vagas na Copa do Brasil às federações colocadas entre o terceiro e o quinto lugares no ranking nacional, via seus respectivos estaduais. A FGF é a quarta, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Como Grêmio e Internacional estão na Série A do Brasileirão, condição que garante lugar na Copa do Brasil por outro critério, a FGF passou a classificar cinco times para o torneio eliminatório de acordo com o desempenho no último Gauchão. Foram eles Juventude, Caxias, Ypiranga, São Luiz e Guarany.

Por meio do regulamento do Gauchão 2026, a FGF oficializa a destinação de cinco vagas na Copa do Brasil 2027. Caso a CBF mantenha o número de vagas para o Rio Grande do Sul, portanto, não haveria possibilidade de beneficiar o campeão da Copinha.

“Aguardamos o momento de definição que a CBF fará no que diz respeito à distribuição das vagas para 2027. Foi feito um ajuste, uma alteração de 2025 para 2026, e agora a gente precisa entender como vão ficar essas vagas, especialmente as de ranking, dentro das federações, para saber se a FGF conseguiria passar de cinco vagas para seis”, disse Hocsman.

Como será a Copa Sul-Sudeste?

A Sul-Sudeste é uma novidade para 2026. Têm direito a disputá-la dois clubes de cada uma das seguintes federações: RS, SC, PR, SP, RJ e MG. Times classificados às competições sul-americanas não podem participar. Equipes classificadas via Estadual podem escolher não marcar presença no torneio.

Para a edição inaugural, estão classificados Internacional, Juventude, Avaí (SC), Chapecoense (SC), Operário (PR), Cianorte (PR), São Bernardo (SP), Novorizontino (SP), Volta Redonda (RJ), Sampaio Corrêa (RJ), Tombense (MG) e América (MG). A presença do Inter, por exemplo, é incerta. Se o Colorado ficar fora, o Caxias herda a vaga.

A Copa Sul-Sudeste tem realização agendada para o período entre 25 de março e 7 de junho. A tabela ainda não foi divulgada. Na primeira fase, haverá duas chaves de seis integrantes. Os times enfrentam apenas equipes do grupo oposto. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, definidas em ida e volta, assim como a final.

Acompanhe
nossas
redes sociais