Até o dia 22 de fevereiro, o município do Rio Grande recebe o Verão Cultural – arte, cultura e bem viver, realizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Organização Caminhos da Cultura. Trata-se de um evento descentralizado, popular e de toda a cidade, que chega a diferentes regiões com uma programação totalmente gratuita, movimentando a cena cultural local e diversos setores da economia criativa. A abertura aconteceu domingo (18), no Parque Marinha, com apresentações musicais de artistas e blocos carnavalescos da comunidade local, entre outras atividades envolvendo dança, teatro e oficinas, como também um espaço kids de cama elástica e piscina de bolinhas de forma gratuita.
O alcance territorial é um ponto de destaque. O Verão Cultural será descentralizado, com atividades no Parque Marinha/Parque São Pedro, Ilha dos Marinheiros, Ilha da Torotama, Praia da Capilha/Taim, Mangueira e Lar Gaúcho/Navegantes e Balneário Cassino garantindo que a cultura chegue em diferentes públicos e territórios, fortalecendo a democratização real do acesso à arte e à cultura.
A iniciativa também valoriza a cena cultural local, priorizando artistas do município e impulsionando os impactos positivos em diferentes dimensões. No campo cultural, promove visibilidade e oportunidades para fazedoras e fazedores de cultura da cidade. No eixo econômico, possibilita a inclusão de pequenos negócios de agentes da economia criativa nas atividades, como também a movimentação no comércio local em cada território que o projeto alcança.
O Verão Cultural – arte, cultura e bem viver conta com o patrocínio da Corsan e da CMPC. Com uma proposta inclusiva, educativa e popular, o evento reafirma a cidade do Rio Grande como um território onde a arte e a cultura promovem o encontro, pertencimento e a valorização da vida cultural da cidade.
