Com possibilidade de compromissos entre abril e outubro em 2026, o Brasil deve ter, a partir do segundo semestre, o retorno de um dos pilares da equipe nas mais recentes competições. Em recuperação de lesão, o zagueiro Vitor Becker está nos planos do departamento de futebol para a metade final da temporada.
Contratado para a Série D de 2025, o defensor de 24 anos soma 18 partidas pelo Xavante, todas como titular e algumas vestindo a braçadeira de capitão. Becker rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) de um dos joelhos durante a partida contra o sub-20 do Internacional, em 26 de outubro, pela Copa Professor Ruy Carlos Ostermann.
Em função da lesão, o zagueiro teve contrato automaticamente prorrogado junto ao Rubro-Negro. Ele passou por cirurgia em novembro e segue recuperação em Pelotas. Em média, o tempo para a conclusão do tratamento e volta aos gramados nesse tipo de problema é de oito a dez meses. Em uma previsão otimista, o atleta poderia retornar em junho ou julho.
A Série D do Brasileirão de 2026 começa em abril e termina em setembro. A Copa FGF vai de maio a julho. A Divisão de Acesso do Gauchão está marcada para ocorrer entre os primeiros dias de agosto e os últimos de outubro, sendo a mais provável competição da qual Vitor Becker poderá participar integralmente como jogador do Xavante no ano.
Elogios de Hélio
O coordenador técnico do Brasil, Hélio Vieira, elogiou o jogador em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta segunda-feira (19) e não descartou uma volta antes do prazo considerado comum.
“O Vitor é um jogador que, até pela lesão, adquire uma estabilidade. Independentemente de qualquer situação, nos interessa muito. Confiamos bastante que vá ter uma recuperação, pela sua dedicação e seu profissionalismo, em um período menor do que normalmente se tem o retorno de um atleta que sofre lesão de LCA”, disse.
Oficializados
Além de Vitor Becker, têm contrato com o Brasil para 2026 o goleiro João Lucas, emprestado ao Luverdense (MT); os laterais Yuri, emprestado ao Avenida; e Otávio, emprestado ao Inter-SM; e os volantes Alan, emprestado ao Naviraiense (MS); e Thiago Henrique. O atacante Guilherme Costa, que era chamado de Pescoço, também segue.
