Depoimento da viúva de Marcos Nörnberg é adiado mais uma vez

Investigação

Depoimento da viúva de Marcos Nörnberg é adiado mais uma vez

Manifestação silenciosa está marcada para a tarde desta terça-feira, na feira livre da avenida Bento Gonçalves

Por

Depoimento da viúva de Marcos Nörnberg é adiado mais uma vez
Depoimento de Raquel Nörnberg ainda não tem data confirmada. (Foto: Cíntia Piegas)

Foi adiado mais uma vez o depoimento de Raquel Nörnberg, viúva do produtor rural Marcos Daniel Nörnberg, morto no último dia 15 em uma ação da Brigada Militar. Ela aguarda ser chamada pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Brigada Militar para dar a sua versão dos fatos.

Com o retorno da titular da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Walquiria Mader, foi preciso mais tempo para a interação dos fatos. Para esta terça-feira (20) está marcada uma manifestação silenciosa na feira da avenida Bento Gonçalves, onde o agricultor mantinha uma tradicional banca e era conhecido por todos.

Walquiria garante que já está em contato com a Corregedoria da BM, com os advogados da família da vítima, com o promotor de Justiça designado para acompanhar as investigações e ainda com os policiais envolvidos. “Todos estão alinhados em manter os detalhes das diligências que estão sendo realizadas em sigilo, a fim de não prejudicar as investigações e a tranquilidade dos trabalhos”, enfatiza. A delegada garante que será dada prioridade e agilidade a essa investigação e, ao final, serão apresentados as conclusões e os detalhes do que foi apurado.

“Daqui em diante, as comunicações com a imprensa serão realizadas através do Departamento de Homicídios do Interior, pelo qual o delegado Marcus Viafore responde até o retorno do titular”, esclarece Walquiria. O responsável disse que esta semana serão ouvidos em depoimento a família da vítima, assim como os policiais envolvidos na ação.

Novas imagens

O advogado da família, Marcelo Moura, informa que há novos elementos inseridos à investigação, como imagens após a ação policial da madrugada do dia 15. Em entrevista ao Jornal da Tarde da última sexta-feira (16), o advogado da família falou sobre a ação. Ele relata que são três casas, uma ao lado da outra, com galpões e estufas de produção de morango, onde estava a família dormindo.

“As câmeras existem. As imagens já foram apresentadas devidamente à Polícia Civil. Eu já consigo vislumbrar uma série de elementos concretos na investigação que se iniciou, que demonstram o que parece óbvio. Nós temos a morte de um inocente, na falta de uma melhor palavra, numa operação desastrosa da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.”

Para Marcelo Moura, é importante não descredibilizar a instituição pelo serviço prestado à população gaúcha, mas destaca que foi mais um fato protagonizado pela Brigada Militar com um desfecho trágico. “É preciso que a gente discuta a segurança pública. E a militarização da segurança pública não é um fato isolado. Nós tivemos há poucos dias, em Santa Maria, um fato extremamente grave. Nós tivemos um fato similar envolvendo doença mental há alguns meses. É importante que se repita isso. Nós temos a morte de um inocente com uma operação desastrosa”, enfatiza.

Relembre

O produtor rural Marcos Daniel Nörnberg, 48 anos, morreu durante uma ação da Brigada Militar na madrugada do dia 15, em sua propriedade às margens da BR-392, em Pelotas, após uma sucessão de equívocos policiais. Ele e a esposa, Raquel, foram acordados por latidos de cães e, acreditando se tratar de um assalto, não abriram a porta da residência. No local, estavam cerca de 17 policiais que buscavam supostos sequestradores ligados a uma organização criminosa, informação posteriormente considerada equivocada. A ocorrência terminou com Marcos atingido por disparos e morto no local, enquanto a esposa foi mantida sob coação psicológica, segundo relato da própria vítima. O caso causou comoção na comunidade rural e passou a ser investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Brigada Militar, diante de versões conflitantes sobre a dinâmica da ação.

Acompanhe
nossas
redes sociais