Instalada em Pelotas desde outubro de 2025, a Carreta da Saúde da Mulher segue com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e teve sua permanência prorrogada até fevereiro no município. A unidade móvel permanece no Largo de Portugal, com atendimentos exclusivos mediante agendamento pelo SUS. São oferecidos 80 atendimentos por dia, entre mamografias e ultrassonografias.
Segundo a diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Neto, a carreta oferece um atendimento integrado, o que tem permitido reduzir uma fila histórica de exames. “A carreta é tão completa que a mulher chega ali para uma mamografia e já, automaticamente, tem uma consulta e faz o ultrassom mamário. Nós tínhamos uma demanda muito grande, com pessoas na fila desde 2019, que estão sendo atendidas agora”, relata.
Ela explica ainda que o envio de pacientes depende da estrutura disponível em cada município. “Alguns municípios, como Santa Vitória do Palmar, têm aparelho de mamografia e médico ultrassonografista, então não encaminham para cá. Mas já tivemos pacientes de Morro Redondo, Rio Grande, Herval, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Arroio Grande”, conta. Todos os municípios da região que têm pessoas na fila e fazem a solicitação para a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas estão tendo as consultas marcadas.
Orientações para as pacientes
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os atendimentos são realizados exclusivamente por agendamento pelo SUS. Mulheres que estão na fila e ainda não foram chamadas devem procurar a unidade de saúde de sua região para verificar a situação do cadastro.
Segundo Vera Neto, dados desatualizados são uma das principais dificuldades no contato com as pacientes. “Às vezes, falta algum documento ou houve mudança de endereço ou telefone, e a regulação não foi informada. Sem isso, não conseguimos entrar em contato.”
Outro ponto sensível é a ausência após a confirmação do agendamento. De acordo com a secretaria, em média, cerca de 30% das pacientes faltam diariamente. “Se a consulta foi confirmada e ocorreu algum imprevisto, é fundamental avisar. Pode ir até a Secretaria de Saúde, na Rua Lobo da Costa, 1764, e reagendar. Em um único dia, dez mulheres não compareceram para a mamografia, tirando a oportunidade de outras dez.”
A SMS também alerta que muitas pacientes não estão atendendo às ligações do número (53) 98103-0064, identificado como Unidade Móvel ATE Pelotas. O número é oficial e utilizado para marcação e confirmação dos atendimentos. As pacientes também podem receber mensagens via WhatsApp pelo mesmo contato. Caso não atendam ou não compareçam, retornam automaticamente para a fila de espera.
Serviços oferecidos atualmente pela Carreta da Saúde da Mulher
- 30 mamografias por dia
15 no turno da manhã
15 no turno da tarde - 50 exames de ultrassom por dia
25 no turno da manhã
25 no turno da tarde - Horários de funcionamento:
Manhã: 7h30 às 11h30
Tarde: 13h às 16h30
Os atendimentos são realizados exclusivamente conforme agendamento prévio pelo SUS.
