Todo mundo riu, achou graça e se divertiu com o caso da senhora de São Valentim, na região de Erechim, que estava no aeroporto esperando o ator americano Brad Pitt. Para além da comicidade da situação, ela expõe um problema claro que enfrentamos hoje enquanto sociedade no meio digital: os idosos – e boa parte da população – não estão preparados para lidar com inteligência artificial e deepfakes. São presas fáceis para golpistas, que cada vez mais usam da internet para aplicar seus crimes.
“Eu tenho certeza que eu falei com Brad Pitt mesmo porque falei várias vezes com ele por videochamada. Então quando tu faz uma videochamada, tu não tem como colocar outra pessoa pra falar contigo”, disse a mulher, em vídeo que viralizou e ganhou o noticiário nacional. Através da tecnologia do deepfake, quando o rosto pode ser substituído pela imagem escolhida, ela foi enganada. Garante que não teve prejuízos financeiros e, na última atualização, adotou a versão de que tudo era uma brincadeira. Mas o fato é que isso expõe a dificuldade de compreender o que é real na internet.
No geral, nos deparamos com vídeos bobos. Só que, na prática, o nível de evolução de tecnologia está tão rápido, que tornou-se muito fácil usar ela para o crime. E, é sempre bom lembrar, estamos em ano eleitoral. Cada vez mais, os veículos de comunicação se tornarão curadores do que é fato e o que é fake.
O problema é que pessoas desavisadas na internet seguirão caindo e acreditando piamente em algo que chegou “no zap”. E aí pode ser o astro de Hollywood que quer largar tudo e viver no interior do Rio Grande do Sul, mas também pode ser o presidenciável falando algo que nunca disse. Nos últimos dias, a IA Grok, do X, empresa de Elon Musk, também entrou no olho do furacão. Basta enviar uma foto qualquer para ela e pedir, que a tecnologia cria imagens sexuais e pornográficas de qualquer pessoa. Mais um problema a ser lidado.
No contexto geral, isso vai impactar, mais uma vez, a maneira como nos comunicamos. Nem o “ver para crer” é confiável. Aprender a identificar estes pontos é fundamental para evitar cair em golpes, mas isso vai passar invariavelmente por compreendermos essa tecnologia e regrarmos parte do seu uso.