Juventude vê no Estadual chance de reação após queda

Gauchão 2026

Juventude vê no Estadual chance de reação após queda

Com calendário favorável em relação à dupla Gre-Nal, Alviverde mira disputa do título do Campeonato Gaúcho

Por

Juventude vê no Estadual chance de reação após queda
Goleiro Jandrei teve contrato renovado mesmo após rebaixamento na Série A (Foto: Juventude - Felipe Alves ECJ)

Vindo de um rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro, o Juventude chega para o Campeonato Gaúcho em meio a um processo de reformulação do elenco. A última rodada do Brasileirão foi disputada no dia 7 de dezembro, ou seja, o Alviverde teve menos de um mês entre férias e a realização de mudanças profundas no grupo de atletas, já que fora da elite, o poder de investimento cai de maneira drástica, além da falta de resposta de muitos jogadores em campo.

Em 2025, o Juventude chegou até a semifinal, quando foi eliminado pelo Grêmio nos pênaltis, após sofrer um polêmico gol nos acréscimos. Em 2024, a equipe serrana alcançou a final, mas também parou no Tricolor, ficando com o vice-campeonato.

Para 2026, o Jaconero tem o triunfo do calendário para desbancar a dupla Gre-Nal e conquistar o bicampeonato estadual. Nesta temporada, a Série A iniciará ainda em janeiro, o que fará Grêmio e Inter priorizarem a competição nacional em detrimento do Gauchão. Já o Juventude só iniciará a Série B em março, após o Estadual, permitindo foco total.

Mesmo diante de um cenário favorável em relação aos últimos anos, o vice de futebol do Alviverde, Luiz Carlos Bianchi, mantém os pés no chão, destacando a diferença de investimentos em relação ao Tricolor e ao Colorado.

“Os clubes do interior para pensar em título, a gente tem que fazer tudo certo, contar com talvez um mau momento, uma eventual falta de interesse da dupla Gre-Nal em disputar o Campeonato Gaúcho mais firmemente”, disse o dirigente na Rádio Pelotense 99.5 FM.

Por outro lado, o Juventude também iniciou de forma tardia a pré-temporada em relação aos adversários do interior. Enquanto a equipe ainda disputava a Série A, o Ypiranga, adversário da estreia, já vinha treinando, o que pode trazer uma certa dificuldade, principalmente nas primeiras rodadas. Além disso, o Alviverde teve pouco tempo para arrumar a casa depois de um rebaixamento nacional.

“A pré-temporada está sendo bastante intensa, até pelo pouco tempo que se tem de trabalho até a estreia, que vai ser já agora no próximo sábado. O trabalho, normalmente, quando se vem de um rebaixamento, ele é bastante trabalhoso porque você precisa se ajustar, principalmente na questão financeira, que existe uma redução muito grande de valores. A gente conseguiu manter alguns jogadores do ano passado e conseguimos fazer alguns bons movimentos no mercado, na montagem do grupo para 2026. Tem uma expectativa boa”, destacou o vice-presidente.

Pelo pouco tempo, o Juventude sequer disputou jogos-treinos e amistosos.

Mudanças no elenco

O Juventude iniciará 2026 com Maurício Barbieri como treinador. Ele substituirá Thiago Carpini, que deixou o Alfredo Jaconi após a Série A.

O grupo de atletas vem passando por mudanças. Já saíram nomes importantes como o volante Jadson (Athletico Paranaense), Ênio (Chapecoense) e Caíque (Vitória). Outros tantos não tiveram os contratos renovados, entre eles o volante Hudson e os atacantes Gilberto e Matheus Babi.

O goleiro Jandrei, o zagueiro Marcão e o centroavante Gabriel Taliari permaneceram no Alfredo Jaconi. Entre os principais reforços estão o zagueiro Messias, o lateral-direito Raí Ramos, o lateral-esquerdo Patryck Lança e os atacantes Ray Breno e Alisson Safira. Aos 44 anos, Nenê voltou a negociar com a direção alviverde e pode renovar contrato para disputar sua quarta temporada seguida em Caxias do Sul.

Destaque para a base

Atletas das categorias de base também vão compor o elenco principal assim que encerrar a participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Juventude estreou com empate sem gols contra o São José (SP) e volta a campo hoje, às 15h15min, pela segunda rodada, contra o Nacional (AM).

O clube aposta nos jovens para reforçar o plantel e também pensando em vender. Com este planejamento, o Jaconero disputou a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann em 2025, sendo eliminado pelo Brasil nas quartas de final.

“O Juventude conta sempre com o uso da sua base, até para complementar o grupo, evitar ter que fazer 100% de contratações para formar o grupo, e visando também a negociação, a venda de atletas, que a gente sempre tem no nosso orçamento do ano uma verba prevista. […] Em 2025 a gente conseguiu atingir essa meta com algumas vendas e em 2026 a gente pretende seguir nesse caminho”, completou.

Agenda Gauchão
1ª rodada

Sábado (10)
16h | Juventude x Ypiranga
19h | Guarany x Monsoon
21h | Avenida x Grêmio

Domingo (11)
16h | São Luiz x Caxias
18h | Inter x Novo Hamburgo
19h | São José x Inter-SM

Acompanhe
nossas
redes sociais