Pronto Socorro de Pelotas atende nove vítimas após acidente na BR-116

acidente grave

Pronto Socorro de Pelotas atende nove vítimas após acidente na BR-116

Maioria dos feridos apresenta lesões leves; rodovia segue totalmente bloqueada no km 491

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Janeiro de 2026 às 16:14

Pronto Socorro de Pelotas atende nove vítimas após acidente na BR-116
(Foto: Gabriel Motta)

O Pronto Socorro de Pelotas atendeu, até o momento, nove vítimas do grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira (2) na BR-116, no km 491, envolvendo um ônibus de linha e uma carreta. A colisão frontal ocorreu por volta das 11h24min, no sentido norte da rodovia, em direção a Camaquã.

Entre os feridos atendidos no PS, três permanecem na emergência. Há uma vítima em estado grave e duas em estado grave, porém estáveis. Outras seis pessoas sofreram ferimentos leves.

De acordo com o Pronto Socorro, das seis vítimas com lesões leves, cinco já receberam alta hospitalar e foram liberadas para casa, após a realização de todos os exames previstos no protocolo de atendimento ao trauma. Uma vítima foi encaminhada para a traumatologia, com fratura no braço direito, e posteriormente transferida para a Santa Casa de Pelotas.

Além dos pacientes já atendidos, duas pessoas que estavam presas às ferragens foram retiradas conscientes e aguardavam deslocamento para o Pronto Socorro. A última sobrevivente, que estava com a perna presa entre as ferragens está sendo encaminhada ao PS.

No hospital, familiares e amigos acompanham o atendimento médico e aguardam por informações. Derci Dias, amigo de duas passageiras que estavam no ônibus, relatou que uma delas não resistiu aos ferimentos.

“Eram conhecidas nossas, lá do Pará, e a mãe da Rita, a Jaqueline, veio a falecer. A filha dela chegou aqui no PS faz pouco, parecendo estar bem machucada. Estamos aguardando informações da médica para ver se ela vai ficar aqui ou não”, informou.

As vítimas Rita e Jaqueline eram naturais de Santarém, no Pará, e moravam na região desde 2020. Segundo Derci, elas passaram o Ano Novo com amigos em Pelotas e pretendiam seguir viagem para São Lourenço do Sul.

“Elas passaram o ano novo com nós, o dia todo. Hoje iam para São Lourenço para conhecer as praias de lá. Elas iam de ônibus de linha porque não conhecem quase nada aqui. Não têm parentes, nem conhecidos. Agora, a menina perdeu a mãe e está aqui sozinha”, relatou.

Ainda conforme o amigo, a jovem conseguiu enviar uma mensagem pedindo ajuda enquanto ainda estava dentro do ônibus.

A sogra de uma das vítimas sobreviventes, Alessandra Rocha, conta que a nora estava sentada na poltrona 11. “O lado dela ficou todo soterrado, ela ficou embaixo da terra. Dois passageiros conseguiram, com pedaços do ônibus, tirar ela debaixo da areia. Ela está em estado estável, dentro do possível”, afirmou.

De acordo com o relato, a passageira chegou a acreditar que não sobreviveria. “Ela disse que quando viu, já estava totalmente soterrada. O pouco que conseguia respirar, via muito sangue. Achou que ia morrer, está com muito medo”, relatou a sogra.

Além dos acompanhantes dos feridos, o Pronto Socorro também recebe familiares de pessoas que ainda não chegaram ao hospital, em busca de informações sobre passageiros envolvidos no acidente.

Segundo a Ecovias Sul, a BR-116 permanece totalmente bloqueada nos dois sentidos. No sentido sul, o congestionamento chega ao km 487, enquanto no sentido norte alcança o km 497.

O ônibus envolvido operava como uma linha “pinga-pinga”, com embarque e desembarque de passageiros ao longo do trajeto. Por isso, o número exato de ocupantes ainda não foi confirmado. As autoridades seguem apurando as circunstâncias da colisão.

Acompanhe
nossas
redes sociais