Zona Sul tem Natal violento no trânsito e no crime

ocorrências

Zona Sul tem Natal violento no trânsito e no crime

Só em Pelotas foram sete mortes entre a noite de 24 e a madrugada de 25

Por

Zona Sul tem Natal violento no trânsito e no crime
(Foto: Divulgação)

A Zona Sul do Estado registrou pelo menos sete mortes entre a noite do dia 24 e a madrugada de Natal. Foi uma sequência de ocorrências graves relacionadas à violência urbana e a acidentes de trânsito. Homicídios, mortes em circunstâncias ainda apuradas, tentativas de assassinato, roubos e acidentes fatais mobilizaram forças de segurança e equipes de emergência em diferentes municípios da região. Só em Pelotas, sete pessoas morreram.

Entre elas um idoso de 87 anos. A Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime ocorrido na madrugada de quinta-feira, por volta das 2h30min, na Rua Um, no Loteamento Dunas. Conforme a delegada Walquíria Mader, titular da DHPP, a vítima teria sido atingida por uma “voadora”, caiu e bateu a cabeça. Até o momento, não há suspeitos identificados. Entretanto, um vídeo que circula nas redes sociais mostra toda a ação do criminoso. Este foi o sétimo homicídio registrado em Pelotas em 2025, ano que se encerra com a menor taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes no município, estimada em 2,1.

Ainda no Dia de Natal, duas mortes foram registradas no Presídio Regional de Pelotas. Em uma das ocorrências, o apenado Rodrigo Freitas Alves, 44,  passou mal durante a manhã e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) após atendimento do Samu, mas não resistiu. Em outro caso, o detento Niltom Israel Fonseca Moura, 44, também apresentou mal-estar, foi levado à enfermaria da unidade e acabou falecendo antes de ser removido para atendimento hospitalar. Em ambas as situações, não foram constatadas lesões aparentes, e as causas das mortes não foram informadas. As ocorrências foram tipificadas como morte natural, mas deverão ser investigadas pela 2ª Delegacia de Polícia.

Na região, a violência letal também foi registrada em Pinheiro Machado. A Polícia Civil investiga o assassinato do jovem Robert Souza, morto a tiros na noite de quarta-feira, na rua Humaitá, no Centro da cidade. O autor dos disparos fugiu logo após o crime e não foi localizado. Horas depois, uma residência na rua Tancredo Neves foi incendiada. A polícia apura se o incêndio criminoso tem ligação com o homicídio, já que o imóvel pertenceria a uma pessoa ligada ao suspeito. Este foi o terceiro homicídio registrado no município em 2025.

Tentativa

Em Rio Grande, quatro pessoas ficaram feridas após uma tentativa de homicídio registrada na madrugada de quinta-feira, no bairro Cidade de Águeda. A ocorrência teve início após vítimas com ferimentos por disparos de arma de fogo darem entrada na UPA Junção. Segundo a Brigada Militar, o crime teria sido motivado por um desentendimento entre moradores de bairros distintos. Durante as buscas, um homem foi preso e com ele apreendido um revólver calibre 38 com três munições.

Trânsito violento

A violência no trânsito também marcou o feriado. Em Pelotas, um grave acidente foi registrado por volta das 5h da manhã desta quinta-feira, na avenida Adolfo Fetter, sentido Laranjal Centro e tirou a vida de dois jovens. Um Celta Branco, com cinco jovens, a maioria com cerca de 19 anos, colidiu violentamente contra um poste. Dois ocupantes, Yan Brauner Teixeira, de 19 anos, e Arthur de Barros Bauer, de 20, morreram durante o atendimento. Outras três pessoas foram hospitalizadas, uma delas em estado grave.

Já na noite de Natal, um capotamento na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Areal, resultou na morte de Ciro Jaques Silveira Netto, de 31 anos. A vítima conduzia o veículo e teve o óbito constatado no local pelo Samu. O acidente danificou semáforos da via, exigindo a atuação de agentes de trânsito e a remoção do veículo para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Outros registros

Além dos crimes violentos, a Polícia Civil de Pelotas registrou uma série de roubos e furtos entre a noite de segunda-feira e o feriado de Natal. Na avenida Fernando Osório, um bar foi assaltado por três homens armados, que levaram dinheiro e celulares de clientes e da proprietária. Um motociclista que estava no local teve o veículo roubado por criminosos encapuzados. Casos semelhantes foram registrados nos bairros Três Vendas e Balsa, envolvendo roubo a pedestre e furto de motocicleta.

Afogamento

O corpo de um homem foi encontrado boiando na praia do Laranjal na manhã de quinta-feira, próximo ao trapiche. Populares avistaram a vítima, Osmar Floriano de Lima, 53, e chamaram as autoridades. Além da Polícia Civil, Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram no local.

A delegada plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Anita Caruccio, esteve no local que já estava isolado para a perícia. O corpo havia sido retirado da água por guardas-vidas. “Foi um afogamento. Temos o relato das pessoas que estavam junto e não há  sinal de violência. Foi acidente mesmo”, diz a plantonista. A investigação ficará por conta da 2ª Delegacia de Polícia.

Esta foi a primeira morte por afogamento em um local com guarda-vidas no Litoral Sul. Desde o início da Operação Verão foram três salvamentos no Litoral Sul – na Barra do Chuí, Hermenegildo e Cassino -, 529 registros de água vivas e 19 crianças perdidas.

Acompanhe
nossas
redes sociais