Em parceria com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Governo do Estado, a Livraria Vanguarda promoveu a 5ª edição da ação solidária de arrecadação de livros infantis para crianças atendidas pelo serviço. A iniciativa beneficia mais de 1,2 mil crianças em Pelotas e cerca de 500 em Rio Grande, além dos irmãos dos assistidos, que também recebem livros, embora não sejam contabilizados no total.
O principal objetivo da campanha é incentivar o hábito da leitura entre crianças acompanhadas pelo PIM, que atua no desenvolvimento da primeira infância, do nascimento até os seis anos de idade. Segundo a enfermeira e coordenadora do PIM em Pelotas, Vanessa Pedrosa, mais de 95% das crianças atendidas não têm acesso a livros em casa, enquanto o tempo médio de exposição às telas chega a cerca de quatro horas diárias.
Para mudar esse cenário, a campanha Papai Noel dos Livros distribui obras adequadas às diferentes faixas etárias, do 1º ao 6aº ano do ensino fundamental. A ação ocorre por meio de cartinhas confeccionadas pelas próprias crianças, que pintam desenhos e escrevem seus nomes e os de seus irmãos, que também são presenteados, mesmo não entrando na somatória oficial.
As cartinhas são encaminhadas às quatro unidades da Livraria Vanguarda, em Pelotas e Rio Grande, onde os clientes podem “adotá-las” e escolher os livros a serem doados. Os valores partem de R$ 9,90 e variam conforme a escolha, com auxílio dos vendedores na seleção dos títulos de acordo com a idade das crianças.
Além de garantir o acesso à leitura, a iniciativa permite que, ao longo dos anos, as crianças formem pequenas bibliotecas em casa, com cerca de cinco exemplares acumulados. A entrega é feita pelos visitadores do PIM durante as visitas domiciliares semanais, quando também são desenvolvidas atividades de estímulo ao desenvolvimento infantil.
Entre os profissionais envolvidos está Francisco Mendes, estagiário de Psicologia no programa desde o início do ano. “Realizamos atividades semanais voltadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, trabalhando o fortalecimento do vínculo da mãe com as crianças e incentivando que ela seja a principal referência afetiva na criação dos filhos”, explica.
Na sexta-feira (19), Francisco realizou a entrega das doações à família de Graciele Borges, acompanhada pelo PIM. Cinco dos seis filhos receberam livros adequados às suas idades, que variam entre 2 e 11 anos. A filha mais velha, de 15 anos, já não participa mais do programa, mas integrou o primeiro ano da iniciativa.
A entrega também foi acompanhada pela coordenadora do PIM em Pelotas. “Essa parceria vem em um momento muito importante, aproximando as crianças da leitura e oferecendo ferramentas para que isso aconteça de forma plena. Foi muito especial participar disso. A família nos recebeu muito bem”, relata Vanessa.
