Movimento cresce no comércio de Pelotas às vésperas do Natal

vendas

Movimento cresce no comércio de Pelotas às vésperas do Natal

Apesar de projeções cautelosas, comerciantes relatam intensificação do movimento na última semana

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Dezembro de 2025 às 09:33

Movimento cresce no comércio de Pelotas às vésperas do Natal
De 18 a 23, lojas poderão ficar abertas até as 21h30min (Foto: Jô Folha)

O Natal se aproxima e, com ele, os últimos dias para a compra dos presentes de familiares e amigos. Embora os números ainda não sejam considerados ideais, comerciantes já percebem uma intensificação gradual na circulação de clientes nas lojas durante a última semana que antecede a data. A expectativa é de grande movimentação, especialmente ao longo do fim de semana.

De acordo com o Sindilojas, as projeções de vendas para o período ainda geram preocupação. Isso porque, até o momento, não foram registradas vendas compatíveis com o potencial da data, considerada a mais importante do ano para o comércio. Ainda assim, as lojas estão preparadas para atender à demanda dos consumidores, com investimentos em decoração, reforço de estoques, ampliação do quadro de funcionários e contratação de mídias sociais e tradicionais, entre outros preparativos.

Mesmo com o movimento abaixo do esperado, no Calçadão já é possível perceber uma maior circulação de pessoas – e, consequentemente, de sacolas de compras. Conforme a pesquisa de Final de Ano 2025, realizada pela Fecomércio, os presentes mais frequentes serão vestuário, brinquedos e calçados. Além disso, segundo o Sindilojas, há também procura por eletrodomésticos, eletrônicos, perfumes e utensílios para o lar.

No estabelecimento liderado por Chaiane Salles, à frente de uma loja de cosméticos, o movimento tem aumentado gradativamente. “O fluxo cresce dia após dia. Está bem positivo para os resultados que a gente está buscando”, afirma. Situação semelhante é observada pela vendedora Maria Ávila, que atua em uma loja de vestuário. “O movimento aumentou bastante. Estava parado, mas agora está ótimo. A gente está vendendo bastante”, relata.

Segundo Chaiane, os produtos mais procurados neste período são os da área de perfumaria. “Perfumes sempre estão em alta nesta época do ano. Acaba acontecendo também a venda casada, com perfumes e hidratantes”, explica. Já no setor de vestuário, a procura se divide entre peças para presente e roupas para as festas de fim de ano. Maria destaca diferenças entre os públicos. “No masculino, o que mais sai são camisetas, bermudas e regatas. Já no feminino, os vestidos e saias são os mais vendidos”, afirma.

Para dar conta da demanda, a loja de cosméticos realizou a contratação temporária de um vendedor. “Esse reforço é muito importante neste período, especialmente no atendimento e na parte de embalagens”, destaca Chaiane. Segundo ela, a equipe está preparada para o aumento no fluxo esperado nos próximos dias.

A expectativa das comerciantes é de que o movimento siga crescendo, impulsionado principalmente pelo fim de semana e pelas compras de última hora. “A tendência é só melhorar. Comparando com o ano passado, aqui na loja, as vendas aumentaram bastante”, avalia Maria.

De acordo com a Convenção Coletiva de Horários do Comércio, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 21h30min entre os dias 18 e 23. No dia 24, o atendimento ocorre das 8h às 18h.

Acompanhe
nossas
redes sociais