Ao completar o Challenge Florianópolis de triathlon em quarto lugar na categoria 30–34 anos, o pelotense Daniel Alves garantiu vaga no Mundial da modalidade em 2026. A prova será disputada em maio, na cidade de Šamorín, na Eslováquia.
O triatleta completou os 113 quilômetros, divididos entre natação, ciclismo e corrida, em 4h28min30s, ficando na 13ª colocação na classificação geral. A partir de agora, Daniel passa a focar na viabilização dos recursos para a viagem ao leste europeu e na preparação para a competição. Além dos treinos, ele destaca a necessidade de adaptação ao clima, à diferença de fuso horário e à alimentação.
“As condições vão ser muito parecidas com o nosso inverno, com vento forte, água fria e natação no rio Danúbio. Não tem como fugir do calor daqui, da época em que estamos treinando, mas acredito que o contrário seja pior”, disse o triatleta em entrevista à Rádio Pelotense 99.5 FM nesta segunda-feira (15). Como parte da preparação para o Mundial, ele pretende disputar um meio Ironman em Punta del Este, no dia 8 de março.
No Mundial, Daniel Alves terá pela frente 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida, a mesma distância do Challenge Florianópolis.
Carreira no triathlon
Daniel Alves iniciou no esporte como jogador de futsal, mas parou de jogar ainda jovem por questões pessoais. Na sequência, conheceu o triathlon, modalidade na qual segue competindo até hoje. Em 2026, completará dez anos praticando natação, ciclismo e corrida.
Ele relembra que, no início, a natação foi o principal obstáculo e onde precisou se dedicar mais. “Sempre tive facilidade na corrida, foi mais natural, até porque a gente começa a correr desde pequeno. A bike eu sempre pratiquei, andei muito de bicicleta com meu pai. Onde eu morava, estava sempre pedalando. A natação foi o calcanhar de Aquiles. Aprendi a nadar justamente para fazer triathlon”, relembra.
Atualmente, Daniel treina natação no Clube Brilhante e também no Laranjal, já que as competições costumam ocorrer em águas abertas. Somando as três modalidades, ele treina cerca de 20 horas por semana. Além disso, é responsável pela Actos Assessoria Esportiva, voltada ao triathlon, corrida, ciclismo, natação e treinamento funcional.
