A primavera encerra seu período no hemisfério Sul no próximo domingo (21). Nesta última semana, a tendência é de virada no tempo, após um final de semana de sol e calor intenso em todo o Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria irá encontrar uma massa de ar quente sobre o Estado que trará numerosos temporais.
Na perspectiva dos meteorologistas, as chuvas terão início pelo Oeste gaúcho pela manhã e irão avançar pelo território no decorrer do dia.
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta laranja, válido até às 10h, para o Extremo Sul gaúcho. Englobando as cidades de Santa Vitória do Palmar, Chuí e parte da Reserva Ecológica do Taim, o alerta é para tempestade, vento e granizo, com risco alto de alagamentos e destelhamentos.
A segunda-feira (15) iniciou com temperaturas elevadas em toda a Zona Sul. Em Pelotas, a mínima foi de 21ºC e condição de sol entre poucas nuvens. A nebulosidade deve se intensificar durante a tarde, junto com a possibilidade de chuva. A máxima deve ser de 29ºC, sendo registrada ainda pela manhã.
