Mais de 20 atrações para celebrar o Dia do Samba neste domingo

Programação

Mais de 20 atrações para celebrar o Dia do Samba neste domingo

Pela primeira vez, o evento será realizado de forma descentralizada, contemplando o Fragata, nesta edição

Por

Mais de 20 atrações para celebrar o Dia do Samba neste domingo
Evento contará com diversos artistas de Pelotas (Foto: Jô Folha)

Com mais de 20 atrações e celebrando a forte tradição da mais autêntica expressão musical brasileira, Pelotas terá o 4º Dia Municipal do Samba. O evento acontece neste domingo (14), a partir das 16h, no canteiro central da avenida Duque de Caxias, em frente ao Stock Center do Fragata. A realização é da prefeitura com apoio da Câmara de Vereadores. O evento é gratuito e aberto ao público.

Desde 2018, a partir da Lei 6.632/18, Pelotas celebra o samba no primeiro final de semana de dezembro. No Brasil este gênero musical é lembrado no dia 2 de dezembro. Excepcionalmente, este ano, em função de eventos paralelos, a festividade comemorativa foi adiada para este domingo.

A iniciativa de homenagear o samba foi do músico Emerson Vieira, na época por meio do gabinete da então vereadora Daiane Dias. “Crei todo o esboço e levei para a Secretaria de Cultura para fazer a análise.

O Conselho de Cultura achou melhor que não fosse na mesma data nacional, pautaram que fosse sempre no primeiro domingo de dezembro”, relembra o músico. Pelotas foi a terceira cidade brasileira a ter uma data especial em seu calendário oficial.

De acordo com os organizadores, o evento tem como principal objetivo a busca por reafirmar o papel do samba como expressão cultural e elemento formador da identidade histórica e comunitária de Pelotas, especialmente.

O atual presidente da Câmara, vereador Carlos Júnior (PSD), através do poder legislativo, levou um aporte de R$ 20 mil para esta edição. “Entendemos a importância do evento para a nossa cidade, por isso fizemos esse aporte”, comenta Carlos Junior.

Descentralizado

O presidente da Câmara de Vereadores lembra também que esta será a primeira edição fora do Centro Histórico do Município. “Decidimos descentralizar, achamos que o Fragata seria o melhor lugar para fazer essa primeira descentralização do Dia Municipal do Samba. A ideia é que a cada ano seja em um bairro”, fala o vereador.

Para os organizadores, é importante que o evento valorize a cultura do samba e os artistas locais que se dedicam a este gênero musical.

“Quero agradecer ao vereador Carlos Júnior, porque esse é o primeiro ano que vamos conseguir, além da estrutura, remunerar os artistas que participam. As pessoas muitas vezes tem a ideia do glamour, mas muitas vezes tu tocas no sábado para poder te alimentar no domingo”, lembra Emerson Vieira.

O artista ainda comenta que esse é mais um evento cultural que também faz a economia girar. “É uma pauta importante para o desenvolvimento econômico através do turismo. Para se ter uma ideia: 90% dos bares, eventos e shows na cidade de Pelotas são de grupos de samba”, argumenta.

A vice-prefeita Daniela Brizolara (PSOL) destacou que o show será para toda a população pelotense, não apenas para o bairro Fragata. “Acontecendo no Fragata, é uma oportunidade de descentralizar a cultura. São artistas do nosso samba pelotense, essa parceria vai ser maravilhosa, sem dúvidas um momento lindo em Pelotas. Serão grandes representações, agradeço a comissão organizadora por isso”, afirmou a vice-prefeita.

Daniela Brizolara ainda comenta que este é um momento muito importante para a comunidade. “Porque é uma cidade que também respira samba. A prova está no número de artistas que vão se apresentar nessa programação. E é importante também salientar a parceria entre Câmara de Vereadores, através do presidente Carlos Júnior, o vereador Paulo Coitinho [Cidadania], e a prefeitura”, fala.

Confirmados

Artistas e grupos confirmados para o evento: Xana Gallo; Karen Alves; Miriam Lua; Cristiane Gomes; Gabi; Nicole; Vinni Fernandes; Choco Oliveira; Os Saraivas; Emerson Nunes; Márcio Jaguarão; Mateus Almeida; Eliezer; Bruninho; Nei do Banjo; Pretinho; Michel; Banda Coletivo 5; Bravo Maike; Amigos do Sereno; Banda dos Músicos e Escola de Samba Unidos do Fragata.

SERVIÇO

  • O quê: 4º Dia Municipal do Samba
  • Quando: domingo, a partir das 16h
  • Onde: canteiro central da avenida Duque de Caxias, em frente ao Stock Center do Fragata

 

Acompanhe
nossas
redes sociais