Tavares defende foco exclusivo do Pelotas na Divisão de Acesso em 2026

Entrevista

Tavares defende foco exclusivo do Pelotas na Divisão de Acesso em 2026

Dirigente indica que o Lobo deve abrir mão da Copa da FGF para concentrar esforços no retorno à elite

Por

Tavares defende foco exclusivo do Pelotas na Divisão de Acesso em 2026
Dirigente participou do Atualidades Esportivas da quarta-feira (Foto: Lucas Rhamon - Arquivo)

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não divulgou o calendário de 2026, mas mesmo sem saber exatamente quando começará a próxima Copinha, o Pelotas não deve disputar a competição. A tendência é de que o clube direcione todas as atenções para a Divisão de Acesso, prevista para iniciar apenas em agosto.

Em entrevista à Rádio Pelotense 99.5 FM, o diretor de futebol do Lobo, Carlos Augusto Tavares, falou sobre o planejamento para 2026 e explicou por que acredita que o melhor caminho para o Áureo-Cerúleo é abrir mão da Copa da FGF para concentrar 100% dos esforços no retorno à primeira divisão estadual. O dirigente, inclusive, já era contrário à participação do Pelotas na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, na qual o clube chegou à semifinal após a melhor campanha da primeira fase.

“Eu acho que o Pelotas não deve disputar a Copa. Primeiro, pela Copa em si. Esse campeonato é muito interessante porque reúne clubes do interior, dá título e pode levar a outras instâncias superiores, como Série D e Copa do Brasil. Agora, da forma como está, totalmente desvalorizada e irregular. […] Não pode ser assim, não pode ser tratado assim. Tem duas agremiações que entram com time C para tomar cinco, seis, sete gols, outra que não tem condições e toma oito, nove, que não comparece para jogar. São três ou quatro interessados em manter a competição e dar valor a ela, como foi este ano”, apontou Tavares.

A tendência é que a FGF antecipe o início da Copinha, fazendo com que ela ocorra antes da Divisão de Acesso, possivelmente entre abril e maio. Há também a possibilidade da competição voltar a oferecer vaga na Copa do Brasil, o que poderia aumentar o interesse dos clubes. No caso do Pelotas, porém, Tavares destaca os problemas em dividir a atenção e montar um elenco antes da Série A-2.

“O Pelotas vai arrumar uma confusão para ele. Vai criar um campeonato anterior ao mais importante para nós, que é a Série A-2. Se chegarmos campeões, ótimo, mas certamente estaremos desgastados, não só na busca de recursos, mas em todos os aspectos. […] O Pelotas tem que se preparar, acompanhar muito o mercado de janeiro pra frente e já manter contatos com alguns jogadores que aqui estiveram e outros que interessam”, afirmou.

Jogadores podem retornar

O goleiro Rodrigo Mamá e o volante Vinícius Kiss têm pré-contrato com o Pelotas para retornarem na Divisão de Acesso. Segundo Tavares, outros nomes também estão apalavrados, como o volante Lucas Hulk e o meia Jean Roberto, artilheiro da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, com seis gols. O dirigente ainda fez elogios aos laterais Nicolas Ferri e Adryel.

Fechamento da temporada

Tavares explicou também como tem sido o trabalho da direção do Pelotas nesta reta final de ano, especialmente após a eliminação na Copinha.

“O Pelotas começa a trabalhar internamente no fechamento da temporada 2025, seja no âmbito futebolístico, administrativo, financeiro ou patrimonial. A gente se reúne quase diariamente. Lista os problemas, que não são poucos, e que precisam ser enfrentados e resolvidos. Temos muitas obrigações a cumprir até o final do ano”. concluiu.

Confira a entrevista completa no player abaixo

Acompanhe
nossas
redes sociais