Região Sul contabiliza prejuízos com a passagem do ciclone extratropical

Estragos

Região Sul contabiliza prejuízos com a passagem do ciclone extratropical

Fenômeno causou alagamentos, prejuízos agrícolas e quedas de postes

Por

Região Sul contabiliza prejuízos com a passagem do ciclone extratropical
Alagamentos na zona rural na divisa entre Pelotas e Arroio do Padre, na Costa do Arroio Grande. (Foto: Reprodução)

O ciclone extratropical que influencia as condições climáticas do Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (8), causou estragos devido ao grande acumulado de chuva e os ventos fortes registrados, principalmente, entre a noite de terça (9) e a madrugada desta quarta-feira (10) na Zona Sul. 

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil (CrepDec4) registrou algumas ocorrências repassadas por municípios que tiveram prejuízos por conta da passagem do fenômeno climático. Até o momento, não foram reportados feridos ou desalojados, apenas uma família de Amaral Ferrador, cidade com o maior acumulado de chuva em 24h (284,4 mm), foi realocada em casa de parentes.

Acumulado de chuva

Até às 6h desta quarta-feira, Canguçu havia registrado 218,4 milímetros de chuva em 24h, sendo a segunda cidade com maior acumulado da Zona Sul, nas medições informadas pela Defesa Civil Estadual. Piratini (196,8 mm), Pinheiro Machado (139,7 mm) e São Lourenço do Sul (127,6 mm) aparecem logo em seguida.

Ocorrências registradas

Ao longo da noite e madrugada, ocorrências foram registradas por cidades da região e repassadas para a Defesa Civil Regional. 

Em Turuçu, às 21h30, alagamentos atingiram diversos pontos, com falta de energia elétrica em grande parte do município. Em Arroio do Padre, o trânsito foi interrompido em algumas estradas da zona rural pelo alto volume de chuva. Já em Rio Grande, também durante a noite, foi registrada chuva intensa e ventos fortes. A CEEE Equatorial foi acionada na cidade e equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros atenderam as ocorrências.

Em Pelotas, às 23h30, o CrepDec4 registrou alagamentos que atingiram residências no bairro Dunas. Houve quedas de postes causadas pelo vento e na localidade do Posto Branco, próximo ao pedágio da BR-116, alagamentos e prejuízos agrícolas também foram registrados.

Durante a madrugada, Amaral Ferrador realizou atendimento à 12 casas que foram alagadas pelas chuvas no bairro Jardim América. Uma família foi realocada para a casa de parentes. Os demais moradores optaram por permanecer em suas residências.

Acompanhe
nossas
redes sociais