As equipes da Defesa Civil de Pelotas estão nas ruas desde o começo da manhã desta quarta-feira (10) para avaliar a situação deixada pela passagem do ciclone extratropical sobre a cidade, onde o pico ocorreu entre a noite de terça (9) e esta madrugada. De acordo com o informativo da Defesa Civil Estadual, o acumulado de chuva, em 24h, foi de 116,2 milímetros em Pelotas, com pico de 80 milímetros em 12h.
Segundo a prefeitura, os alagamentos mais críticos foram registrados na ponta da Fernando Osório, com a Tablada e Areal. Além disso, foram registradas ocorrências pontuais na Cohab 2, Areal Fundos, e na ponta da Fernando Osório. Não há registro de desabrigados e desalojados, e as bombas de escoamento estão em pleno funcionamento.
Zona Rural
Foram reportados para a Defesa Civil Regional registros de alagamentos e prejuízos agrícolas na localidade do Posto Branco, próximo ao pedágio da BR-116, com a estrada submersa. Estão sendo avaliados os prejuízos na área de cultivo.
O secretário da Defesa Civil de Pelotas, Milton Martins, avalia que ainda podem ser registrados alagamentos ao longo do dia, conforme os acumulados de chuva em outras localidades deságuam na bacia do arroio Pelotas. “O interior de Pelotas, na divisa com Canguçu, que choveu muito, muitas pontes, Vila Nova, Triunfo, com muito impacto, além dos arroios, são a preocupação”, diz.