A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) emitiu um comunicado na manhã desta terça-feira (9) suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas nos turnos da tarde e noite, estendendo a suspensão até a manhã de quarta-feira (10). O motivo é a intensificação dos alertas da Defesa Civil de severidade do ciclone extratropical na região Sul, com ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.
O fenômeno climático deverá atingir, com maior severidade, a Zona Sul entre a noite desta terça e a manhã de quarta-feira, com ventos superiores a 100 quilômetros por hora e acumulados que podem ultrapassar os cem milímetros nos dois dias.
De acordo com uma nota do Diretório Central de Estudantes (DCE) da universidade, as ações visam a garantia da segurança da comunidade estudantil, garantindo que nenhum estudante seja prejudicado.
Zona Sul
De acordo com o boletim emitido pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual às 6h, no acumulado até o momento, Canguçu já tinha 53 milímetros, sendo 42.9 milímetros desde a madrugada. Piratini também está entre as cidades com maior registro de chuva do dia, com 31.6 milímetros.
A tendência é que o ciclone extratropical se desloque em direção ao oceano, favorecendo rajadas intensas de vento entre 70 e 90 km/h na metade Leste do Estado, com pontuais passando dos 100 km/h no Sul, Campanha, Costa Doce, Nordeste e em todo o Litoral. O mar permanece agitado e com ressaca. Além disso, as chuvas acompanhadas de trovoadas seguem intensas em áreas do Sul gaúcho e também em áreas da metade Leste, Centro e Campanha, mas com menor intensidade. Os acumulados variam entre 30 e 50 mm por dia, podendo chegar aos 110 mm por dia no Sul.
