Sanep garante abastecimento de água no Laranjal durante o verão

melhorias

Sanep garante abastecimento de água no Laranjal durante o verão

Coleta de lixo nos balneários também recebe reforço e ganha mais o sábado

Por

Sanep garante abastecimento de água no Laranjal durante o verão
(Foto: Jô Folha)

Com a chegada da temporada de verão, o Balneário dos Prazeres, Valverde e Santo Antônio recebem um aumento expressivo no número de moradores e visitantes. Para dar conta da demanda, o Sanep reforçou operações de coleta de lixo e garantiu melhorias no abastecimento de água. Ainda assim, moradores pedem prioridade no atendimento de vazamentos, drenagem e segurança.

Durante entrevista à Rádio Pelotense, o engenheiro Edson Plá, responsável pelo Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, confirmou que a região do Laranjal passa a contar com coleta de lixo também aos sábados, medida válida para dezembro, janeiro, fevereiro e março. “A geração de resíduos praticamente dobra nos finais de semana. Por isso, acrescentar mais um dia de coleta é fundamental para evitar acúmulo”, explicou.

A coleta regular segue às segundas, quartas e sextas-feiras, e agora ganha o reforço do sábado durante todo o período de veraneio. Segundo Plá, o aumento da população flutuante, a expansão de bares e restaurantes e o intenso movimento nas praias justificam a operação ampliada. Ele reforça ainda a importância da colaboração dos moradores quanto ao descarte correto: “Quem descarta o lixo é o cidadão. Precisamos da consciência de todos para manter a cidade limpa.”

O pedido é reforçado pelos garis Mateus e Felipe. Durante a coleta na tarde de ontem, na praia, eles mostraram à reportagem exemplos que dificultam a execução do serviço, como sacos plásticos rasgados, a não separação correta de vidros, que muitas vezes pode ferir o servidor. Um outro fator observado sobre o descarte incorreto de lixo está no que deveria ir para a rede de esgoto, é encontrada em sacolas junto a demais resíduos.

Abastecimento

Apesar do reforço anunciado para o verão, moradores relatam dificuldades no abastecimento. A presidente da Associação Comunitária do Laranjal (Asclar), Fernanda Rebello, aponta protocolos abertos desde julho para reparos de vazamentos que ainda não foram solucionados. “A permanência dos vazamentos provoca redução da pressão, entrada de areia na rede e entupimento de registros de entrada, problemas que se intensificam aos finais de semana”, observa. Outro alerta se refere ao solo ainda encharcado e às valetas saturadas desde as enchentes de 2024, o que exige rapidez nos reparos para evitar danos maiores. Demandas que, conforme a Prefeitura, já estão sendo providenciadas.

A comunidade também reforçou, em reunião no Laranjal Praia Clube, a necessidade de priorizar esses atendimentos, sobretudo com o aumento do consumo de água típico do verão. Em nota, o Sanep informou que o abastecimento para os balneários “está pleno”. Para evitar desabastecimentos durante a alta temporada, a autarquia realizou o desassoreamento do canal da Estação de Tratamento de Água São Gonçalo, responsável pela captação de água bruta.

A estrutura de 1,8 quilômetros, que antes tinha trechos com apenas 0,80 metro de profundidade, passou a contar com lâmina de dois metros após a limpeza. “O volume dobrado aumenta a segurança hídrica para a região durante o verão”, informa a nota.

A autarquia afirma que eventuais interrupções podem ocorrer, mas apenas por intercorrências operacionais, como quedas de energia ou grandes vazamentos na rede, e não por falta de água tratada.
Para a comunidade dos balneários, essas demandas são antigas e ganham peso a cada temporada de verão. O Poder Público já em atuando em melhorias, principalmente na área de zeladoria e reparos na avenida que liga as praias à cidade, a Adolfo Fetter.

Acompanhe
nossas
redes sociais