Passagem do ciclone extratropical causa estragos em 12 cidades gaúchas

Destruição

Passagem do ciclone extratropical causa estragos em 12 cidades gaúchas

Flores da Cunha foi a mais atingida, levantamentos seguem sendo realizados pela Defesa Civil do RS

Por

Passagem do ciclone extratropical causa estragos em 12 cidades gaúchas
Telhados foram destruídos em Flores da Cunha. (Foto: Maria Eduarda Schiavenin/ Prefeitura de Flores da Cunha)

Na manhã desta terça-feira (9), a Defesa Civil Estadual emitiu um boletim com a atualização das cidades gaúchas que reportaram danos durante a passagem do ciclone extratropical. Até o momento, a cidade de Flores da Cunha, na Serra, foi a mais atingida, com mais de 40 residências danificadas.

De acordo com os últimos levantamentos, a localidade mais atingida foi Alfredo Chaves, no interior do município. O telhado da igreja da comunidade foi destruído, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), escola e diversos comércios registraram danos significativos. Ninguém ficou ferido.

As equipes de segurança da cidade e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul estão no local prestando assistência às famílias atingidas.

Além de Flores da Cunha, reportaram danos ao órgão, até o momento, as cidades de Antônio Prado, Barão, Estrela, Farroupilha, Gentil, Lajeado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Vendelino, Taquari e Teutônia.

Pronunciamento

Através das redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD), que cumpre agenda em Brasília, afirmou estar acompanhando a situação em Flores da Cunha. 

Confira na íntegra:

“Com a forte tempestade que atingiu Flores da Cunha na noite de ontem, mobilizei imediatamente as equipes do Governo do Estado. Assim que recebemos os primeiros relatos, determinei ao coronel Luciano Boeira, chefe da Defesa Civil Estadual, que se deslocasse ao município e coordenasse, ainda na madrugada, todo o apoio necessário às famílias e às equipes locais. Estou acompanhando de perto a situação e seguimos monitorando os trabalhos.

De Brasília, onde estou articulando a votação de um projeto fundamental para os nossos produtores rurais, sigo em contato direto com a Defesa Civil para assegurar resposta rápida e eficiente em Flores da Cunha. O Estado seguirá ao lado da comunidade, apoiando as ações emergenciais e garantindo que ninguém ficará desassistido.

Também acompanhamos os efeitos das instabilidades em outros municípios e mantemos equipes mobilizadas em razão do ciclone que avança sobre o Estado ao longo desta terça-feira. Seguimos atentos e preparados para agir onde for necessário, priorizando sempre a proteção das pessoas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais