Em reunião realizada nesta segunda-feira (8), a prefeitura de Pelotas decidiu por suspender as aulas da rede municipal de ensino na terça (9) e quarta-feira (10), em razão dos eventos climáticos previstos para os próximos dias. Há alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil Estadual para a possibilidade de chuvas fortes e rajadas de vento, além de temporais isolados com quedas de granizo.
A reunião envolveu as lideranças envolvidas no plano de contingência climática do município para eventos extremos, e, conforme o prefeito Fernando Marroni (PT), a orientação é focar na prevenção e no cuidado. “A prevenção sempre é a melhor forma de se proteger. Nós vamos suspender as aulas na terça e quarta-feira para evitar qualquer transtorno no deslocamento das crianças e familiares. Os eventos climáticos podem ser graves então devemos nos cuidar”, diz.
Zona Sul
A Zona Sul registrou máximas, no final de semana, superiores a 32ºC, marcando o primeiro momento de calor intenso, próximo à chegada do verão, o que lotou os balneários e praias da região.
Na avaliação do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, o ciclone ganha forma e se desloca, muito lentamente, em direção à Pelotas e, depois, ao oceano. “Por esse deslocamento mais lento, ele acaba também provocando bastante chuva e pela na nossa costa, pode provocar vento muito intenso”, afirma o meteorologista do órgão, Henrique Repinaldo.
Quanto às chuvas, o meteorologista avalia que estas podem ser bastante volumosas e associadas a um período bem ventoso na região, com rajadas superiores a 75 quilômetros por hora, principalmente entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta.
Orientações
A Defesa Civil de Pelotas orienta a população a ter cuidado com as hipóteses de queda de árvores e problemas na rede elétrica. Os moradores podem entrar em contato com o órgão a qualquer momento para comunicar ocorrências, pelo número (53) 99700-7575.