O projeto Salve Saravá – Segunda edição leva a arte da música, neste sábado (6), para a Casa de Jorge. A proposta do Sovaco de Cobra Trio, formado pelos instrumentistas Gil Soares, Jucá de Leon e Silvério Barcellos, tem abertura às 15h, com apresentações a partir das 17h30min de artistas da comunidade. O evento ainda terá intervenções dos pesquisadores doutores Carla Ávila, Thaís Carvalho e Caiuá Al-Alam, que abordam aspectos históricos da presença negra em Pelotas. O evento ainda terá atividades paralelas como brechó, feira de artesanato, livros e bazar. A Casa de Jorge fica na rua Cristóvão Colombo, 83, no bairro Fragata.
Em Salve Saravá, o grupo de choro Sovaco de Cobra interpreta músicas de compositores negros, que tiveram relevância na construção dos diferentes estilos musicais brasileiros. “É uma iniciativa de três músicos de fenótipo branco, que reverenciam essa música de raiz negra, com todo o peso da cultura negra, desde a sua origem nos tambores e todas essas influências que essa cultura teve na nossa música”, fala o flautista Gil Soares. Além dos instrumentistas do trio, esta edição terá a presença do jovem compositor Camaueibe.
Pelos terreiros
Nesta edição do projeto, o trio escolheu terreiros de umbanda para as apresentações. “A proposta é descentralizar as apresentações, levar o projeto para espaços periféricos. Dialogando com aquilo que os espaços visitados têm produzido de cultura”, explica Thaís Carvalho, doutora em História.