Pelotas recebe, nos dias 13 e 14 de dezembro, a primeira edição do Festival Viva o RS – Costa Doce, uma iniciativa do Governo do Estado com apoio da prefeitura de Pelotas e do Sebrae, que reúne turismo, gastronomia, cultura e muita produção regional. O evento acontece no Parque da Baronesa, buscando valorizar os atrativos da região e abrir oficialmente a temporada de verão no Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita, mediante cadastro prévio clicando aqui.
O festival, que tem a expectativa de receber mais de mil visitantes, contará com três grandes espaços temáticos: Alameda Gastronômica, Mercado Viva o RS e a Alameda da Cultura e Turismo. Ao todo, mais de 20 produtores locais oferecerão degustações de vinhos, azeites, queijos, doces, espumantes, cervejas, dentre outros ingredientes que representam a região.
O evento
Criada durante a pandemia, a plataforma Viva o RS surgiu com o objetivo de promover destinos “fora do óbvio” e fortalecer o turismo interno gaúcho. Para o COO da Wine Locals e responsável pela curadoria do festival, Matheus Vigel, realizar o evento na Costa Doce reforça o propósito original do projeto. “A plataforma Viva o RS começou na pandemia, para promovermos os destinos fora do óbvio do nosso Estado, com grande foco em conteúdo. Nada mais justo do que fechar este ano com um grande festival numa região tão rica como a Costa Doce”, afirma.
Chefs convidados apresentarão pratos construídos a partir de ingredientes que simbolizam a região, como arroz, carnes e pescados. “A ideia é que cada chef chegue com uma temática conectada aos principais produtos da região. Queremos mostrar para o Estado e para o mundo os melhores doces, sabores e experiências que temos aqui”, explica Vigel.
Além da gastronomia, o público terá acesso a shows de artistas locais e a uma intervenção de live painting do projeto Pipa Parade, na qual barricas de vinho serão transformadas em obras de arte ao vivo. A peça seguirá itinerante pelo Estado durante o período da vindima.
O governador Eduardo Leite (PSD), que deve participar da abertura, celebrou a escolha de sua cidade natal para sediar a primeira edição. “Escolher Pelotas para abrir esse novo capítulo do turismo gaúcho é reconhecer a força da nossa gastronomia, dos nossos empreendedores e de um território que guarda algumas das experiências mais autênticas do Estado”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
- Data: 13 e 14 de dezembro
- Local: Praça da Baronesa – Av. Domingos de Almeida, 1490
- Horário: sábado, das 15h às 22h; e domingo, das 11h às 18h
