Com o propósito de unir a transformação social ao fortalecimento da indústria do vestuário da região, foi inaugurado, na noite desta quinta-feira (4), o Laboratório de Formação do Sindicato das Indústrias do Vestuário da Zona Sul (Sindvestsul). O local fica na Casa da Indústria, no Parque do Sesi, e terá um curso gratuito de costura para profissionalizar mão de obra e oportunizar geração de renda.
Na cerimônia de inauguração, o presidente do Sindvestsul, Delorges Antônio Duarte, destacou o Laboratório como um marco histórico para o setor e um investimento voltado principalmente às pessoas, com a oferta de capacitação técnica de qualidade. “É um investimento em talento e inovação. E é também um pilar decisivo para fortalecer a indústria do vestuário da Zona Sul, promovendo crescimento, competitividade e sustentabilidade.”
Idealizador da iniciativa, Duarte contou que a ideia de montar um espaço de formação completa em costura, capaz de produzir qualquer tipo de vestuário, surgiu da escassez de mão de obra na cidade. “Outro dia eu recebi um pedido enorme, com prazo para entrega, e não tive gente para fazer o trabalho aqui, não havia capacidade de produzir. Tive que procurar gente em Novo Hamburgo para executar o serviço lá”, exemplifica, citando um episódio pessoal.
A ideia se concretizou graças ao apoio da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que viabilizaram a sede do Laboratório e os investimentos para a aquisição das 16 máquinas de costura — overlock, reta e caseadeira. “Eu digo ainda que este laboratório não é apenas um espaço físico, mas um símbolo de compromisso com o futuro”, afirma Duarte.
O curso
A partir de janeiro, o Laboratório passa a oferecer seu primeiro curso gratuito de costura.
A formação terá início no dia 19 e contará com carga horária total de 160 horas.
“Esse curso te dá inúmeras condições, vai te ensinar o básico e te tornar uma costureira ou um costureiro com formação”, reforça o presidente do Sindvestsul.
A turma terá 15 alunos, e ainda há vagas para interessados. As inscrições podem ser realizadas diretamente com o presidente, através do número (53) 98414-8910. No momento da inscrição, é necessário preencher uma ficha para avaliação dos candidatos.
