Miss Brasil 1960 visita Pelotas mobiliza a comunidade que quer conhecer a mais bela do país

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Miss Brasil 1960 visita Pelotas mobiliza a comunidade que quer conhecer a mais bela do país

Por

Há 65 anos

A Miss Brasil 1960, Gina MacPherson, na época com 19 anos, chegou em Pelotas em 3 de dezembro daquele ano para uma visita, que durou menos de 24 horas, mas parou o centro da cidade. O avião da carioca pousou no aeroporto por volta das 15h, onde o prefeito João Carlos Gastal, a Miss Pelotas e Rio Grande do Sul, Edda Logges, a rainha dos estudantes secundaristas, Eliane Treptow, entre outras pessoas.

Do aeroporto, Gina e sua comitiva, formada por jornalistas dos Diários Associados e funcionários da BOAC, companhia aérea onde a Miss trabalhava, foram para a sede da Prefeitura. No paço, o prefeito Gastal ofereceu um coquetel. Enquanto o público se aglomerava na frente do prédio esperando a saída das três tituladas.

A banda do 9º R.I. também compareceu aumentando o clima de festa. A jovem também visitou a primeira Feira do Livro de Pelotas, mas não comprou nada, e o Roseiral em homenagem à Miss Yolanda Pereira.

(Foto: Reprodução)

Gina MacPherson foi a primeira Miss Guanabara, apesar de residir na cidade de Niterói, antiga capital do Rio de Janeiro. Em sua passagem pelo município ainda visitou clubes sociais, como o Dunas Clube, Parque Tênis e Laranjal Praia Clube. Também foi homenageada pelo Clube Diamantinos, em um jantar/baile.

Entrevista

No Hotel Rex, onde ficou hospedada, concedeu entrevista e contou que, entre outras questões, que: não tinha preferência literária, lendo de histórias em quadrinhos até livros técnicos; gostava de esportes, menos futebol; tinha terminado um noivado e que estava “completamente desimpedida”.

Gina elogiou a pelotense Edda Logges, que ficou em quinto lugar no concurso que elevou a niteroiense a Miss Brasil. O evento foi realizado no Maracanãzinho, em 11 de junho do mesmo ano.

A representante do país no Miss Universo ainda contestou o famoso concurso dizendo que era “marmelada” ou seja acusou o certame de promover resultados injustos, previamente arranjados.

A Miss ainda disse que tinha gostado muito de Pelotas e lamentava que estaria fora de casa pela primeira vez no Natal. O Rio Grande do Sul foi o oitavo estado que Gina MacPherson visitou após conquistar a coroa. No Miss Universo, realizado em Miami, Estados Unidos, foi uma das semifinalistas

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 45 anos

Indústria se prepara para receber a safra de pêssego

(Foto: Reprodução)

Estava marcada para 15 de dezembro de 1980 o início da colheita das variedades precoces de pêssego destinadas à indústria local, enquanto que as frutas de mesa estavam sendo colhidas desde o final de novembro. No município, o cultivo da fruta ocupava cerca de oito mil hectares, naquele período. A expectativa é que a safra geraria 48 mil toneladas do produto.

Os términos das safras de pêssego de mesa e da indústria estavam previstos para janeiro e fevereiro, respectivamente. De acordo com engenheiros agrônomos, graças a tratamento preventivo, realizado nos pomares do município, as pragas estavam sob controle e nenhuma delas chegou  a preocupar os produtores da região.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 115 anos

Frederico Trebbi e Simões em banca examinadora

Em dezembro de 1910, o artista Frederico Trebbi presidiu a mesa examinadora do exame de língua espanhola, da Academia de Comércio, cadeira do terceiro ano. Junto com ele, estavam o jornalista, empreendedor e escritor regionalista João Simões Lopes Neto e Frederico Torres, que foram os examinadores.

Prestaram a prova os jovens Ildefonso Alves de Carvalho e Nede Lande Xavier. Os alunos conquistaram as notas 9 e 7, respectivamente. Alves Carvalho advogou no município por muitos anos e Lande Xavier se tornou empresário e chegou a presidir a Associação Comercial de Pelotas, entre 1926 e 1929.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais