Parceiros em ações de apoio à infância, a Livraria Vanguarda e o Primeira Infância Melhor (PIM) de Pelotas e Rio Grande vão integrar livros para crianças de zero até seis anos atendidas pelo programa. Este ano está previsto que 1795 pequenos ou futuros leitores recebam uma obra de presente.
Este é o quinto ano consecutivo que a ação acontece. “Começamos essa arrecadação, o nosso objetivo é fazer essa entrega no dia 15 de dezembro”, explica a empresária Elisabete Lovatel, proprietária da Vanguarda.
Todas as doações serão entregues aos visitadores no dia 16, para que eles possam organizar a entrega dos presentes antes do Natal. Este ano 910 crianças assistidas pelo PIM em Pelotas serão contempladas, além delas, seus irmãos, no total de 385 crianças também vão receber o livro.
Bete explica que os irmãos das crianças contempladas não são esquecidos. “Como vamos chegar em uma casa com um presente para uma criança e não dar para a outra?”, questiona. E quem doa tem entendido a questão e comprado livros para todos os pequenos de cada família. A livraria também é parceria do PIM em Rio Grande, onde serão contempladas 500 crianças.
Sem hábito de leitura
O PIM, também conhecido como PIM-PCF em Pelotas, é uma política pública municipal que apoia o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação até os seis anos de idade, através de visitas domiciliares e intersetorialidade com outras secretarias, explica a coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor de Pelotas, a enfermeira Vanessa Pedroso. A atuação ocorre diretamente nos territórios em vulnerabilidade e atende as crianças semanalmente, incentivando o desenvolvimento integral da primeira infância.
Ao cadastrar uma criança no programa, os visitadores fazem uma caracterização do domicílio e da dinâmica familiar, com diversas perguntas. “Uma delas é tempo de tela? Que em geral é de duas a quatro horas por dia. Outra pergunta é se a família tem o hábito da leitura com a criança e se tem livro em casa e, 90% das famílias responde não para as duas. Nesse sentido foi pensada a ação de Natal. Com uma parceria com a Vanguarda que pudesse incentivar as famílias a criar o hábito da leitura com os filhos e diminuir o tempo de tela. Acreditamos que a ação reiterada do visitador semanal, pode auxiliar nesse contexto e, é capaz de quebrar ciclos de desigualdade e vulnerabilidade”, argumenta a coordenadora, Vanessa.
Como participar
Preparando o evento, as crianças receberam uma ilustração natalina em formato de cartão/carta o qual eles pintaram e devolveram às visitadoras. Esse material contém o nome e a idade do pequeno, assim quem for doar vai saber que tipo de livro é indicado. Vanessa diz que essa é uma oportunidade para levar a criança e a família a adotar o hábito da leitura, de forma leve e gradual.
Para doar os livros é necessário ir nas lojas da Vanguarda, pegar uma “cartinha” e escolher a obra que será presenteada. Quem participar também pode comprar o presente aleatoriamente, que ele será direcionado à idade e a criança adequada.
Sobre o PIM
O PIM é um programa gaúcho, com 20 anos de atuação em Pelotas. Desde 2016 trabalha em conjunto com o Programa Criança Feliz (nacional), estimulando o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de vida. Em Pelotas a equipe completa conta com 80 visitadores, 10 supervisores e um grupo técnico municipal responsável pela gestão. Esse grupo é formado por representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.
Nossa meta de atendimento são 1280 indivíduos ao mês, entre gestantes e crianças. Os visitadores estão presentes em todo o Fragata, Centro, Areal, São Gonçalo, Lindóia, Getúlio Vargas, Pestano, Sanga Funda e Sítio Floresta, entre outros.