Com auge das vendas previstas para sexta-feira (28), a Black Friday em Pelotas deve movimentar o comércio local. Empresas como Shopping Pelotas e Vetorial já promovem ações especiais com foco para além do aumento de vendas, também voltadas à experiência do usuário. A data ainda pode se tornar uma oportunidade para fidelizar clientes e apresentar novos produtos.
Nesta semana, a Black Friday foi tema do programa da Rádio Pelotense Pensar Negócios Debate, com enfoque de analisar as estratégias que vêm sendo adotadas pelo varejo e pelo setor de serviços. Como convidados, o gerente-geral do Shopping Pelotas, Daiçon Maciel da Silva Júnior, o coordenador de marketing do empreendimento, Hermes Machado, e a head de marketing do Grupo RazaoInfo, dono da Vetorial, Roberta Borgonovi.
Ambientação e descontos para estimular vendas
Considerado um dos destaques para incentivo nas vendas, o Shopping Pelotas trabalha para criar uma ambientação que incentive os lojistas a aderir à campanha e oferecer descontos reais, diz o gerente-geral do empreendimento. Descontos de até 70% devem ser registrados em diferentes segmentos, com bancadas expostas na área externa das lojas para ampliar a visibilidade dos produtos.
Segundo Silva, a expectativa é de forte mobilização das lojas neste ano. “A promoção precisa ser verdadeira. Estimulamos a participação, pois o consumidor é nosso principal patrimônio. Ele precisa sentir que, quando chegar na loja, de fato vai ter oferta”, afirma.
Machado acrescentou que o consumidor brasileiro ressignificou a Black Friday, transformando a data em semana – e até em mês de promoções. Atualmente, na avaliação do coordenador de marketing, o público está mais atento às promoções.
“O consumidor é inteligente. Ele sabe o que realmente vale a pena. A ‘black fraude’ é um reflexo disso: ele não aceita ser enrolado.”
Qualidade no atendimento presencial
Um dos diferenciais para fidelização do cliente, na avaliação dos convidados, é a qualidade do atendimento presencial. Para Machado, a Black Friday funciona como porta de entrada para novos clientes no varejo físico, ao proporcionar primeiro contato, experiência e entrega.
Como orientação aos lojistas para aumentar as vendas, estão a seleção de produtos com maior margem para descontos mais agressivos, assim como a utilização dos canais digitais como aliado. “É preciso quebrar essa resistência ao online. O digital pode ser uma porta de entrada para o consumidor chegar ao espaço físico”, diz Machado.
Vendas com foco em serviços
No setor de serviços, a dinâmica é distinta. Na avaliação de Roberta, as ofertas precisam ser equilibradas conforme a recorrência dos contratos. A empresa lançou, no dia 17, novos planos de internet, com velocidades maiores e benefícios agregados. “Mostramos o que temos para oferecer e que não é pegadinha. É desconto real, não é black fraude”, argumenta.
Apesar da força das vendas online, a empresa mantém lojas físicas preparadas para atendimento personalizado em Pelotas, Rio Grande e Cassino. “Tem cliente que faz questão de vir pagar boleto na loja. Ele quer contato com os consultores”, relata.
Antecipação das compras de Natal
O momento também marca o início das compras de Natal, antecipadas pela Black Friday. “O brasileiro aprendeu a comprar o Natal na Black. Este ano é uma incógnita, mas acredito que as pessoas estejam procurando bons produtos com preços mais adequados”, avalia Silva.
No campo das experiências, Machado lembra que a Black Friday no Shopping Pelotas ocorre simultaneamente à campanha de Natal.
Projeções para 2026
Como novidades para o próximo ano, o Shopping Pelotas enumera a chegada do Mamma Mia e de uma nova loja da C&A, com conceito moderno, além da instalação do posto da Polícia Federal para emissão de passaportes — em obras, com previsão de início dos atendimentos em janeiro. A loja Kings também inaugura nesta semana.
O Shopping Pelotas projeta ainda sua primeira fase de expansão, que inclui uma nova entrada voltada ao Parque Una, ampliação de lojas e possibilidade de mais um restaurante. O projeto deve ser levado à prefeitura para, em caso de aprovação, iniciar obras em 2027.
Já a Vetorial deverá focar no lançamento de planos, propiciando experiências positivas aos seus clientes no uso da internet e em novas formas de acesso.
