Final contra o Aimoré é a terceira do Brasil no atual formato da Copa FGF

Retrospecto

Final contra o Aimoré é a terceira do Brasil no atual formato da Copa FGF

Rubro-Negro busca o primeiro título após ter sido vice em 2007 e 2012

Por

Atualizado segunda-feira,
24 de Novembro de 2025 às 11:28

Final contra o Aimoré é a terceira do Brasil no atual formato da Copa FGF
Xavante passou pelo Gaúcho nos pênaltis em Passo Fundo (Foto: Divulgação)

A final para a qual se classificou neste domingo (23) ao vencer o Gaúcho é a terceira do Brasil em uma edição da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no atual formato do torneio, que existe desde 2004. Contra o Aimoré, o Rubro-Negro iniciará na quinta-feira (27) a decisão do título, que seria seu primeiro nesse modelo.

O Xavante foi finalista em 2007 e 2012. Acabou derrotado, respectivamente, por Caxias e Juventude. Em 2007, o revés para o Grená ocorreu nos pênaltis no Bento Freitas. Cinco anos depois, a derrota para o Alviverde se deu em placar agregado de 2 a 1 a favor do time caxiense, que venceu no Jaconi e segurou empate sem gols na Baixada.

Há 13 anos, coincidentemente, Márcio Jonatan integrava o elenco rubro-negro. O atacante, inclusive, anotou o gol que abriu o marcador no confronto na Serra. Neste último domingo, ele voltou de lesão e entrou no segundo tempo em Passo Fundo. Cobrou o primeiro pênalti e desperdiçou.

Conquistas em outras copas

A participação nesta temporada é a primeira do Brasil na Copinha desde 2014. O clube acumula troféus em outras copas estaduais realizadas antes da FGF instituir o modelo vigente. O Xavante já conquistou a Copa Governador do Estado (1972), a Copa Cidade de Porto Alegre (1991), a Copa Cleber Furtado (1992), a Copa RS (1993) e a Copa Giuglianni Filho (1995).

Adversário do Rubro-Negro na final de 2025, o Aimoré também nunca venceu a Copinha no atual formato. O Índio Capilé chegou à decisão em 2017, quando igualmente deixou o Pelotas para trás nas semifinais, nos pênaltis, com a diferença de que há oito anos a partida de volta ocorreu no Cristo Rei. O título ficou com o São José.

A partida de ida da decisão da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann está agendada para quinta-feira (27), em São Leopoldo. O horário, por enquanto, é 18h, mas pode haver alteração. O duelo derradeiro, valendo a taça, será às 15h de domingo (30), no Bento Freitas.

Acompanhe
nossas
redes sociais