Semana da Catedral 2025 celebra o patrimônio e estimula a preservação

Programação

Semana da Catedral 2025 celebra o patrimônio e estimula a preservação

Atividades começam com oficinas de restauração gratuitas de antigas técnicas construtivas

Por

Atualizado quinta-feira,
20 de Novembro de 2025 às 13:13

Semana da Catedral 2025 celebra o patrimônio e estimula a preservação
Evento começa neste sábado e se estende até o dia 29 deste mês. (Foto: QZ7 Filmes)

Com atividades planejadas para engajar a comunidade em torno do patrimônio religioso, artístico e cultural, começa neste sábado (22) a 7ª Semana Cultural da Catedral São Francisco de Paula. Este ano a programação, de sábado até o dia 29, prevê ações de formação, lançamentos e roda de conversa, entre outras atrações.

Ao chegar à sétima edição, o evento se apresenta consolidado e contribuindo para uma maior conscientização da comunidade sobre o patrimônio, argumenta a arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, uma das realizadoras do evento. A arquiteta comenta que levar todas as atividades a diferentes públicos vai ao encontro do movimento que tem sido feito desde o início da série de restauros na Catedral, que é o de agregar pessoas e instituições. A programação completa pode ser acessada pelo @catedraldepelotas no Instagram.

Segundo Simone, a visibilidade de projetos bem-sucedidos impulsiona o interesse e a sustentabilidade financeira das ações. Mais recentemente, por exemplo, o restauro do assoalho de madeira atraiu novos visitantes, criando um ciclo de engajamento. “Pessoas que nunca tinham entrado na Catedral, que foram para ver o piso”, fala.

Marco zero da cidade, a Catedral São Francisco de Paula é uma referência em patrimônio histórico. O evento conta com o apoio da Arquidiocese de Pelotas, Livraria Vanguarda, Sesc Pelotas e do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi).

Oficinas

A programação começa na manhã deste sábado com oficinas gratuitas que resgatam as técnicas artesanais e qualificam a mão de obra para atuação em projetos de restauração de patrimônio. As vagas são destinadas a trabalhadores de obras – pedreiros, serventes, pintores e mestres de obras.

Das 9h às 12h, ocorrerá a oficina de argamassa à base de cal, ministrada por Simone Neutzling e Julio Silvator. À tarde, de cimento penteado, das 14h às 17h. As inscrições gratuitas são pelo whatsApp (53) 99172-7810.

No domingo (23), às 10h30min, haverá a missa de lançamento. A abertura da 7ª Semana Cultural será na segunda-feira (24) às 14h.

Destaques

Entre os destaques, na terça-feira (25), às 14h, a entrega das obras da Via Sacra, de autoria do artista italiano Luigi Morgari e restauradas pela equipe do Laboratório de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi), da UFPel.

Na quarta-feira (26), às 14h, ocorrerá o Lançamento da Campanha para restauração dos bancos da Catedral, juntamente com a Livraria Vanguarda. De segunda a sexta-feira (28) acontecerá visita guiada das 16h às 16h45min.

Acompanhe
nossas
redes sociais