O Brasil não conseguiu fazer valer o fator local no Bento Freitas e empatou em 1 a 1 com o Gaúcho na tarde desta quinta-feira (20), pelo jogo de ida da semifinal da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann.
O atacante Wesley Santos abriu o placar para o Xavante ainda no primeiro tempo, mas, novamente, o sistema defensivo falhou na bola aérea e permitiu que Luiz Fernando, de cabeça, deixasse tudo igual no início da etapa final.
Com o resultado, o Brasil precisa vencer o jogo da volta por qualquer placar para avançar à final. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis. A partida em Passo Fundo será no domingo, às 15h.
O técnico Gilson Maciel perdeu o volante Murilo, expulso na reta final, e passou a ter preocupação com Alan, substituído no intervalo após sentir um problema físico.
Giovani Alvisi titular
Gilson Maciel fez apenas uma mudança em relação ao time que enfrentou o Juventude no último domingo: Giovani Alvisi entrou no lugar de Thiago Góes, com a intenção de dar mais liberdade para Murilo e Alan chegarem ao ataque.
Wesley Santos abre o placar
A partida começou equilibrada, com o Gaúcho marcando forte no meio-campo e evitando que o Brasil pressionasse como na primeira rodada da competição.
A primeira chegada perigosa foi do Xavante, em chute de Alan que passou perto. Denis Germano respondeu pouco depois assustando o goleiro Tiepo.
O Xavante quase saiu na frente com Patrikão. O camisa 9 desperdiçou grande oportunidade ao receber passe de Silvano na entrada da área, mas finalizou mal.
O Rubro-Negro abriu o placar aos 23 minutos. Alan arrancou em velocidade e tocou para Murilo, que ajeitou para Wesley Santos. O atacante driblou o marcador dentro da área e finalizou colocado no canto esquerdo de Lucas Alves, abrindo o placar na Baixada.
Na reta final do primeiro tempo, o volante Alan sentiu e deixou o campo. Gilson Maciel aguardou o intervalo para realizar a troca, colocando Thiago Góes e recuando Murilo para atuar ao lado de Giovani.
Bola aérea defensiva volta a custar caro
O segundo tempo começou mal para o Brasil. Tucão obrigou Tiepo a fazer boa defesa, mandando a bola a escanteio. Na cobrança, Luiz Fernando subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes, empatando o jogo.
Em busca do segundo gol, Thiago Góes quase recolocou o Xavante na frente ao cabecear com perigo. Pouco depois, Patrikão recebeu na área, mas parou no goleiro Lucas Alves.
Gilson Maciel promoveu a entrada de Daniel na vaga de Silvano, e o Brasil aumentou a pressão em busca da vitória, que daria vantagem para o duelo decisivo. Mesmo com maior volume ofensivo, o time rubro-negro não conseguiu criar chances claras.
Nos acréscimos, Luiz Fernando foi expulso após falta em Patrikão. Na confusão, Murilo empurrou o adversário e também recebeu cartão vermelho.
Ficha técnica
Brasil (1): Tiepo; Yuri, Jô, Felipe Camargo e Otávio; Giovani Alvisi, Alan (Thiago Góes – intervalo), Murilo, Silvano (Daniel – 23’ 2T) e Wesley Santos; Patrikão. Técnico: Gilson Maciel.
Gaúcho (1): Lucas Alves; Jean, Zorzan, Luiz Fernando e Dimitry; Renan Mets (Jardel), Zanelatto, Denis Germano (João Felipe), Maicon Assis (Jonatan Lisboa) e Fogaça (Camargo); Tucão (Lucas Serravalle – 38’ 2T). Técnico: Fabiano Daitx.
Gols: Wesley Santos, aos 24’ 1T (B); Luiz Fernando, aos 6’ (G).
Cartões amarelos: Jô; Denis Germano e Luiz Fernando (G).
Cartões vermelhos: Murilo (B); Luiz Fernando (G)
Árbitro: Jonathan Giovanella Vivian.
Local: Bento Freitas.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Semifinais
Jogos de ida
Quinta-feira (20)
Brasil 1 x 1 Gaúcho
17h | Aimoré x Pelotas
Domingo (23)
15h | Pelotas x Aimoré
Gaúcho x Brasil