A 1ª Semana do Empreendedorismo Feminino em Pelotas começa nesta segunda-feira (17), com palestra gratuita da publicitária Valéria Saraiva, às 14h20min, na sala Frederico Trebbi, no saguão da Prefeitura. Com o tema “Mulheres no Comando”, a atividade abre a programação, que prossegue até quarta-feira com oficinas de qualificação.
Oportunizada pelo Sebrae, responsável pela vinda da publicitária, a convidada vai conduzir um treinamento sobre a jornada da empreendedora brasileira, desafios e oportunidades, a partir de relatos, histórias e projetos bem-sucedidos.
“Discutiremos essa temática trazendo um grande recado, que é: o empreendedorismo é sobre conexões, sobre apoio, sobre nós, mulheres, fazermos uma rede colaborativa para juntas conquistarmos mais e sermos mais fortes no nosso propósito”, detalha Valéria.
A semana ainda contará com roda de conversa e oficinas sobre fotografia para aumentar as vendas, criação de posts para redes sociais e atendimento digital. Conforme a secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Pelotas, Marielda Medeiros, devido à grande procura pelas oficinas, a organização do evento tentará abrir mais uma turma.
Para o vereador Antônio Peixoto (PSD), um dos organizadores, a semana já pode ser considerada um sucesso. “Ficamos muito felizes com a adesão do público feminino e estamos tentando agora viabilizar uma terceira turma.”
Lei 7.447/2025
Conforme Peixoto, a criação da Lei nº 7.447/2025 confirma o potencial já existente na cidade para ter uma semana dedicada a essas mulheres. “Queremos avançar: sonhamos com um evento maior, com a Rua do Artesanato, um espaço fixo, coberto e central para as nossas mulheres empreendedoras”, pontua.
Para o vereador, também são importantes iniciativas para fortalecer feiras e disponibilizar linhas de financiamento a juro zero para microempreendedores e para o MEI que desejam empreender.
Qualificação
De acordo com Marielda, a Semana do Empreendedorismo, além de qualificar, também tem como foco incentivar mulheres a usarem suas redes sociais para mostrar suas produções.
“Com o evento queremos mostrar o que essas mulheres estão produzindo. Penso que a maior barreira a ser enfrentada é a divulgação de seus produtos e, para isso, elas precisam ter algum aporte.”
Existem alguns projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres voltados às empreendedoras urbanas e também rurais. A secretária reforça que há um aporte importante na zona rural, com mulheres que produzem na colônia, nos quilombos e nos coletivos indígenas. “Queremos fazer com que essa produção também saia dessas localidades e possa ser apresentada e divulgada para a cidade como um todo”, comenta.
A secretaria vem desenvolvendo um levantamento para identificar os segmentos de atuação das empreendedoras e, assim, disponibilizar capacitações direcionadas. “Recebemos um número grande de inscrições. Estamos conversando com o vereador Peixoto para ver a possibilidade de abrir uma terceira turma”, explica.
Para o curso que será realizado pelo IFSul, “Clique, Poste e Venda!”, mais de 100 empreendedoras se inscreveram.
Programação
Segunda-feira
• 14h – Cerimonial de abertura
• 14h20min – Palestra “Mulheres no Comando”, com a publicitária Valéria Saraiva. – Saguão da Prefeitura
• 15h20min – Coffee break
• 16h – Roda de conversa, no Mercado Central, com empreendedoras femininas
• 18h30min – Oficina: Como fotografar seus produtos: aprenda na prática a valorizar o que você vende, com fotos que encantam e despertam desejo. -Secretaria da Mulher — Rua Dom Pedro II, 813
Terça-feira
• 18h30min – Oficina: Criação de posts para redes sociais: descubra como montar posts atrativos, com identidade e propósito. – Secretaria da Mulher — Rua Dom Pedro II, 813
• 19h – Premiação do 2º Concurso Talento Criativo, organizado pelo grupo Vitrine Mulheres Empreendedoras, para estimular e valorizar a produção artesanal das mulheres. – Parque Tecnológico
Quarta-feira
• 18h30min – Oficina: WhatsApp Business e atendimento digital: aprenda a usar o aplicativo como ferramenta de vendas e relacionamento com seus clientes. – Secretaria da Mulher — Rua Dom Pedro II, 813
