Segundo dia do Enem acontece neste domingo

prova

Segundo dia do Enem acontece neste domingo

Professores apontam temas mais cobrados e dão dicas práticas para enfrentar as 90 questões do último dia

Por

Atualizado sábado,
15 de Novembro de 2025 às 15:17

Segundo dia do Enem acontece neste domingo
Portões abrem às 13h e prova inicia às 13h30min (Foto: Jô Folha)

O Enem chega ao segundo e último dia, que ocorre neste domingo, com as provas de matemática, física, química e biologia. São 90 questões, com término às 18h30min. Professores reforçam a importância de dominar os conteúdos básicos, organizar tempo e ordem de resolução e manter a calma para interpretar bem os enunciados.

Os portões abrem ao meio-dia, fecham às 13h e a prova inicia às 13h30min. A saída é liberada a partir das 15h30min, sem o caderno. Para levá-lo, é preciso permanecer até as 18h. Entre os itens obrigatórios estão documento de identidade, caneta preta de corpo transparente, garrafa de água sem rótulo e lanches em embalagem transparente. É necessário desligar os eletrônicos e guardá-los no envelope lacrado.

Professores do curso pré-vestibular Teorema e do Colégio Gonzaga reforçaram ao longo da semana no programa Papo da Hora, da Rádio Pelotense, alguns pontos comuns: atenção aos enunciados, começar pelas questões mais fáceis e teóricas, lembrar que a prova é contextualizada e manter a tranquilidade – fazendo pausas curtas para respirar, beber água ou ir ao banheiro.

Matemática

O professor Rafael Teixeira lembra que a TRI classifica questões em fáceis, médias e difíceis. Errar itens fáceis e acertar difíceis pode reduzir a nota. Por isso, recomenda priorizar as questões simples e médias.

Entre os conteúdos mais cobrados estão frações, sequências numéricas, porcentagem e juros, análise combinatória, geometria, razão e proporção, além de interpretação de tabelas e gráficos.

Física

O professor Alexandre Ilhas orienta a observar as questões antes de ler em detalhe, priorizar as teóricas e deixar contas longas para depois. Ele ressalta a necessidade de atenção às unidades de medida e a termos como “maior”, “menor” e “proporcional”, que permitem a utilização de aproximações. Entre os temas mais recorrentes estão ondulatória, circuitos elétricos, calorimetria, movimentos e colisões. Ilhas ainda lembra que o Enem é altamente contextualizado, com situações do cotidiano.

Química

A professora Juliana Braun afirma que, apesar de mudanças recentes, os assuntos tradicionais continuam fortes. Segundo ela, muitas questões podem ser resolvidas com conceitos básicos e interpretação, inclusive usando conhecimentos de outras áreas, como nas questões ambientais. Os temas mais frequentes incluem reações orgânicas e inorgânicas, química no cotidiano, separação de misturas, termoquímica, estequiometria e polaridade.

Biologia

O professor Roberto Vieira destaca que Biologia é conectada ao cotidiano, da saúde ao meio ambiente. Entre os conteúdos mais cobrados estão ecologia (biogás, energia solar, biodiesel e sustentabilidade), espécies exóticas e desequilíbrios ambientais, cadeias alimentares, e doenças e imunologia. Ele reforça que o Enem exige mais a compreensão das relações e impactos – do efeito estufa à imunologia – do que decorar detalhes.

Acompanhe
nossas
redes sociais