Marcada para o dia 28 de novembro, a Black Friday também deve movimentar o comércio de Pelotas. A projeção do Sindilojas é de um aumento médio de 15% nas vendas em relação ao ano anterior, além de crescimento no ticket médio, que deve superar R$ 350.
Apesar das ações serem individuais, cresce o número de lojistas que aproveitam as oportunidades da data, comenta o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli. “Geralmente, as ações são individuais, pois as lojas e os produtos têm características diferentes, além de cada empresa possuir políticas de descontos e estoques muito particulares”, explica.
Como em anos anteriores, os campeões de vendas devem ser eletroeletrônicos, eletrodomésticos e equipamentos para o lar. Conforme Antonioli, também seguem em alta as vendas de roupas, calçados e itens pessoais. “Neste ano, podem ganhar destaque os itens esportivos e de alimentação”, pontua.
De acordo com o Sindilojas, 84% das vendas ainda ocorrem em lojas físicas. “A internet representa hoje 16%. Entretanto, promoções específicas de vendas online podem elevar o volume em até 20%”, complementa Antonioli.
Vendas em lojas físicas
Pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre reforça a preferência pela compra presencial: 43% optam por lojas físicas, 41,3% pelo comércio eletrônico e 23,3% pelos shoppings. Para a CDL, o resultado reflete o fortalecimento do varejo local e da experiência de compra presencial, impulsionada por campanhas e ações de engajamento do setor.
Foco no preço
Inaugurada há 40 dias em Pelotas, a loja Black Friday aposta em manter as promoções da data durante todo o ano. Com preço único de R$ 20, é possível adquirir até 10 itens por esse valor.
Segundo o proprietário, Saleh Thalji, a expectativa é que a combinação de preço, variedade de produtos e novidades semanais atraia mais público. “O povo de Pelotas gostou da ideia. Sempre tenho novidades, e o consumidor espera encontrar mercadorias novas”, relata. Para ampliar as vendas na data, o empresário também aposta na divulgação de produtos em site e redes sociais.
Crescimento nacional
Em nível nacional, as vendas da Black Friday devem movimentar R$ 13,34 bi, segundo a CNDL. A edição de 2024 já havia sinalizado crescimento: o comércio eletrônico registrou R$ 9,3 bilhões em vendas, alta de 10,5% em relação a 2023.
