Grupos de trabalho formados no Conselho Deliberativo (CD) do Pelotas avaliam cenários para a possível abertura do clube para investimento externo. A mesa diretiva do CD prega cautela e zelo pelo patrimônio, mas garante existir a hipótese de transformação do Lobo em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em um futuro breve.
Em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta sexta (14), o vice-presidente do Conselho, Pablo Isnardi, coordenador do grupo de trabalho que estuda a SAF, disse haver dois coletivos a respeito da possibilidade de injeção de recursos de fora. Outro cenário envolve a parte não ligada ao futebol do clube, mas sim a investimentos no patrimônio.
“Daqui a pouco vale mais a pena a gente conseguir fazer um empreendimento imobiliário, seja no Parque Lobão ou na Boca do Lobo, e entrar um dinheiro para a gente custear o futebol através de fora, ou fazer um estudo de SAF e colocar o dinheiro do futebol para manter o patrimônio do formato em que está”, exemplifica Isnardi.
Conselheiro revela reunião
Também à Rádio Pelotense, o conselheiro Klécio Santos, jornalista, escritor e empresário, revelou ter agendada para a próxima semana uma reunião em Porto Alegre com potenciais investidores. Klécio considera a SAF como “única opção” e cita a importância de um “projeto bem feito” para transmitir segurança nesse eventual cenário.
“É um grupo que está querendo adquirir o Caxias e quero ver se se soma em um projeto para o Pelotas. Mas é uma coisa embrionária ainda, precisa passar pelo Conselho. Acho que tenho algumas influência com uma parte dos conselheiros. O Pelotas tem um patrimônio gigantesco e acho que não tem outra alternativa”, disse Klécio.
Presidente do Conselho, Gabriel Ribeiro trata como positivo esse movimento. E ressalta que em caso de avanço nas conversas, a mesa diretiva analisaria para eventualmente passar a bola aos conselheiros em geral. “A gente vai se colocar a par e analisar. Sendo bom, a gente coloca para discussão do grande coletivo”, afirmou.
“Imediatismo não necessário”
Pablo Isnardi relata a realização de uma série de reuniões com empresas especializadas em SAF, mas também com instituições do mercado imobiliário, por exemplo – evidenciando os dois caminhos citados por ele próprio: um de exploração do futebol e outro de investimento nas áreas pertencentes ao Lobo.
“Na nossa visão, tem passos anteriores como clube associativo, com o patrimônio e a estrutura que o Pelotas tem. SAF seria um imediatismo que não é necessário. A gente tem uma dívida no clube parcelada e consolidada. Tranquilamente se resolve ela, não tem por que sair vendendo o clube por uma merreca de dinheiro para pagar dívidas”, opina.
Reunião na segunda-feira
A nova gestão do Conselho Deliberativo completou cem dias de função após ter assumido o cargo em julho. Nesta segunda (17) haverá uma reunião extraordinária no Salão Nobre da Boca do Lobo. A primeira chamada é às 19h e a segunda às 19h30min. As pautas são:
- 1. Apresentação de projeto do grupo de trabalho Planejamento Estratégico;
- 2. Projeções e mobilizações do Departamento de Futebol para a Copa FGF;
- 3. Assuntos gerais.
