Ao longo das próximas semanas, Pelotas vai experienciar um fenômeno anual: a grande movimentação no entorno da praça Coronel Pedro Osório por conta da Feira do Livro. É a cidade pulsando em torno de um tema que é base de sua raiz, a cultura. Pelotas tem nisso uma das suas grandes potencialidades e, mais do que tudo, a população sempre responde quando isso lhe é ofertado. Dia do Patrimônio, Festival Sesc e tantos outros eventos corroboram com isso. E a Feira do Livro tem um tom ainda mais especial.
Durante todo o dia, são milhares de pessoas de todas as origens e idades que frequentam o coração da cidade convidadas pela literatura. O quão fantástico é isso?! Muitos acabam não indo para comprar algo, de fato, mas estão ali convivendo com aquela energia que emana dos livros, com o tom alegre e otimista que o evento passa. Vira ponto de encontro dos amigos e, fatalmente, uma capa ou uma ideia acabam atraindo alguém para dentro de suas páginas. A partir disso, nasce um leitor. Ou consolida-se um. E, aí, uma vida é certamente mudada. Porque os livros têm essa capacidade de alterar o curso de uma história individual através da inspiração e da emoção.
O evento mostra também o grande potencial que Pelotas tem de movimentar seu Centro através da cultura. E, com isso, todos bebem dessa fonte positiva. O comércio é naturalmente impactado, bem como restaurantes, bares e afins. É, mais uma vez, um recado de que quando atrativos são oferecidos, os pelotenses comparecem em peso. Portanto, é gritante a necessidade de ampliar os eventos, de termos um calendário anual de atividades que envolvam o Centro Histórico e atraiam a população e turistas.
Pelotas entra agora em uma das fases mais legais do ano. Ali na frente, já tem os eventos de Natal e janeiro vem o Festival de Música. Todos lotados, todos os dias. Estruturar a cidade para isso é fundamental e fortalecer o entorno do Centro torna-se uma consequência. Pelotas tem desejo por se movimentar em torno da cultura e isso é uma oportunidade ímpar de atrair ganhos em todas as frentes.
